Pelo menos quatro postulantes ao governo da Paraíba destacaram a importância da sabatina que a Rede Paraíba de Comunicação promoveu, ontem, com jovens estudantes de escolas da Grande João Pessoa no Intermares Hall, em Cabedelo. No evento denominado “SabaTEENa Politizades”, os alunos fizeram perguntas sobre diferentes temas e as respectivas propostas dos candidatos ao Palácio da Redenção nas eleições de outubro. O debate foi transmitido ao vivo pelo “Jornal da Paraíba” e contou com o apoio das TVs Cabo Branco e Paraíba. O candidato Nilvan Ferreira, do PL, não compareceu. A equipe dele participou de todas as reuniões e havia confirmado presença, mas na quarta-feira entrou em contato com a Rede Paraíba para informar que ele não iria comparecer porque tinha uma agenda a cumprir em Brasília.
O governador João Azevêdo, enfatizou o papel importante desempenhado por jovens que irão votar pela primeira vez, agradeceu o espaço do diálogo e disse esperar que os participantes tenham tido a oportunidade de ter uma compreensão da diferença entre conversar, prometer e fazer. “Mostramos que em dois anos e meio, com pandemia no meio, o Estado ficou melhor do que em 2019, quando eu o recebi”, salientou. O deputado federal Pedro Cunha Lima, pré-candidato pelo PSDB, frisou ter chegado o momento em que a sociedade quer reagir contra o funcionamento do poder público “que não entrega resultados”. Disse confiar demais na juventude e na participação ativa dos jovens para a transformação da realidade da Paraíba com um modelo mais justo, para todos.
Adjany Simplício, pré-candidata ao governo pelo PSOL, mandou uma mensagem aos jovens: “Não abandonem a utopia porque ela é que está na mira dos nossos olhos, no caminho dos nossos pés, na ação do dia a dia. É o que alimenta nosso sonho no futuro. A utopia vai levar a algum lugar. Se nessa utopia você estiver construindo coletivamente, sonhando algo melhor, não só para você, segue em frente”, exortou. O senador Veneziano Vital do Rêgo, pré-candidato ao governo pelo MDB, afirmou que começou a política “dessa forma”, aos dez, doze anos de idade, discutindo representação de sala de aula, depois grêmio estudantil, até que chegou na vida pública, como vereador, prefeito de Campina Grande, deputado e agora senador. Me apresento para que vocês analisem esta experiência concretamente”. A sabatina teve início com uma pergunta sobre mercado de trabalho, respondida por todos os candidatos. Em seguida, cada um dos presentes também respondeu perguntas sobre tecnologia, políticas públicas, meio ambiente, esporte, educação, saúde, cultura e lazer. Cada candidato teve dois minutos para responder a cada uma das perguntas.