A campanha eleitoral começa oficialmente hoje, dia 16, para todos os cargos, com a participação, na Paraíba, de oito candidatos ao governo, oito candidatos ao Senado, 235 postulantes à Câmara Federal e 455 pretendentes à Assembleia Legislativa. A nível nacional, 12 nomes estão colocados para a disputa à Presidência da República. De acordo com as regras fixadas, os candidatos poderão fazer propaganda eleitoral, inclusive, na internet. Disputarão o governo do Estado João Azevêdo (PSB), Veneziano Vital do Rêgo (MDB), Pedro Cunha Lima (PSDB), Nilvan Ferreira (PL), Adriano Trajano (PCO), Adjany Simplício (PSOL), Major Fábio Oliveira (PRTB) e Antônio Nascimento, do PSTU.
João Azevêdo concorre à reeleição tendo como candidato a vice Lucas Ribeiro (PP), que em 2020 foi eleito vice-prefeito de Campina Grande na chapa encabeçada por Bruno Cunha Lima (PSD). Em 2018, João Azevêdo foi candidato pelo PSB e venceu no primeiro turno, derrotando adversários como o senador José Maranhão (MDB), falecido, e Lucélio Cartaxo, que concorreu pelo PV. A assessoria do candidato Pedro Cunha Lima, do PSDB, informou que ele e o postulante ao Senado, Efraim Filho (União Brasil) vão às ruas de João Pessoa nesta terça-feira para dar o pontapé inicial na campanha denominada “Coragem pra Mudar”. A primeira atividade de rua será um adesivaço no bairro dos Bancários, em João Pessoa, com inauguração do Comitê da Juventude. Além do candidato a vice-governador, empresário Domiciano Cabral (Cidadania) também vão estar presentes os candidatos da chapa proporcional e a militância.
– O primeiro dia oficial de campanha não poderia ser de outro jeito. Vamos fazer aquilo que fazemos há meses: ocupar as ruas, encontrar a população, ouvir suas necessidades e apresentar nossas propostas para o desenvolvimento da Paraíba. Nosso time é forte e por onde passamos ouvimos das pessoas o desejo de mudança. Temos certeza que a partir do próximo ano estaremos juntos, garantindo uma gestão que saia das promessas e entregue aquilo que o povo precisa de verdade: trabalho e eficiência – disse Pedro Cunha Lima. Os candidatos a governador já têm participado, nos últimos dias, de debates em emissoras de televisão de João Pessoa, confrontando ideias e propostas para os desafios da Paraíba. Ontem, o governador João Azevêdo (PSB) concedeu entrevista à TV Correio-Record, dentro da sabatina que aquele veículo vem promovendo com os postulantes ao Executivo.
Os candidatos às eleições proporcionais também estão se movimentando na caça aos votos. O presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino, candidato à reeleição, e seu irmão, Murilo, ex-secretário de Articulação Política e candidato a deputado estadual, realizarão o primeiro adesivaço de campanha, ao lado do Parque do Povo, em Campina Grande, a partir das 10h. Adriano, em vídeo nas redes sociais, convidou a população para o evento, bem como o que chamou de “militância aguerrida”. A propaganda, segundo o Tribunal Superior Eleitoral, poderá se estender até o dia 29 de setembro, com os postulantes liberados para a promoção de comícios com o uso de aparelhos de som e outros mecanismos de divulgação considerados legais.