Nonato Guedes
A Assembleia Legislativa da Paraíba concede nesta quinta-feira, 17, o troféu Mulher Cidadã à coordenadora das Delegacias da Mulher na Paraíba, Maísa Félix Ribeiro de Araújo, durante sessão solene marcada para as 9h no Plenário José Mariz, na sede do Poder Legislativo. A outorga é de iniciativa da deputada estadual Camila Toscano, do PSDB, em razão dos relevantes serviços prestados pela homenageada na defesa dos direitos da mulher e no enfrentamento à violência contra as mulheres paraibanas.
Na justificativa da propositura, a deputada refletiu: “A atuação da doutora Maísa no nosso Estado tem sido importante para toda a população, sobretudo para as mulheres. Sua longeva atuação, com demasiada capacidade e competência no enfrentamento à violência e à criminalidade, notadamente em defesa da mulher paraibana, é motivo de orgulho, admiração e respeito por todos os profissionais da segurança pública da Paraíba. Por isso merece o reconhecimento e a homenagem com o troféu Mulher Cidadã”.
Nascida em João Pessoa, a delegada Maísa Félix iniciou sua carreira como Policial Civil concursada em 1987, integrando a primeira turma feminina de agentes de investigação. Graduada em Direito, é delegada de Polícia há 23 anos. Maísa atuou como delegada titular de várias delegacias, a exemplo de Monteiro, Serra Branca, Serra da Raiz, Caiçara, Belém e Guarabira. Seu trabalho rendeu muitas honrarias e ela foi promovida a Delegada Coordenadora do Grupo de Operações Especiais (GOE) de Guarabira e a superintendente da Terceira Região da Polícia Civil, ocupando por seis anos o cargo máximo da Polícia Judiciária no Brejo paraibano, que abrangia 32 municípios. À época foi homenageada com o título de Cidadã Guarabirense.
Ao longo de sua vida profissional, também exerceu funções administrativas, atuando como chefe de gabinete da Secretaria de Segurança Pública, além de Assessora de Gabinete do Secretário de Segurança Pública em duas gestões. Quando ainda atuava no Brejo, Maísa começou a desenvolver um amplo trabalho no cumprimento dos direitos das mulheres paraibanas, sendo a primeira delegada da Mulher de Guarabira, o que a credencia a responder atualmente pela coordenadoria das Delegacias da Mulher na Paraíba, como afirma a deputada Camila Toscano.