Entre os dias 29 de agosto e oito de setembro, sempre às 10h, a Câmara Municipal de João Pessoa irá promover sabatinas com os candidatos ao governo do Estado. Ao final de cada entrevista, os postulantes ao cargo de governador serão convidados a assinar uma “Carta de João Pessoa”, assumindo alguns compromissos com os destinos da cidade. O documento também será firmado por todos os vereadores da Capital e encaminhado aos candidatos à Presidência da República.
A carta destaca os valores, potencialidades e necessidades que os representantes mais próximos do povo observam no contato, dia a dia, com a população. “Vivemos e sabemos as dores do nosso povo e por isso queremos que as promessas alinhavadas nestas sabatinas virem compromissos, que os compromissos virem projetos e que os projetos virem ações, afirma um trecho da carta. O documento ressalta que João Pessoa se encaminha para atingir 1 milhão de habitantes, o que exige cuidados e atenção do mandatário do Palácio da Redenção, bem como da parte do governo federal.
Cita que o município viveu nos últimos trinta anos uma intensa expansão populacional, saindo de 497.306 habitantes, conforme o Censo de 1991, para os atuais 825.798 habitantes, um crescimento superior a 66%, o que torna mais desafiador o trabalho do poder público, tanto mais porque essa expansão não foi acompanhada da implantação de serviços públicos na medida desejada e que correspondessem à expectativa das demandas da população pessoense. Menciona a urgência de investimentos maiores nas áreas da Saúde, Educação, Infraestrutura, Turismo, Emprego e Renda, como “imprescindíveis” para o desenvolvimento sustentável da Capital paraibana, que é referência para todo o Estado. Reivindica, por fim, que os candidatos ao governo do Estado assumam compromissos que se convertam em ações concretas para beneficiar os segmentos carentes de intervenções que possam beneficiá-los na perspectiva da modernização e do crescimento de João Pessoa.