Natural de Uiraúna, na Paraíba, a deputada federal Luiza Erundina (PSOL-SP) figura entre os melhores parlamentares da atual legislatura na Câmara, iniciada em 2019 e que se encerrará no início do ano que vem. Ela consta na relação divulgada pela décima quinta edição do Prêmio Congresso em Foco, que, ao todo, contemplou 39 deputados e 20 senadores de 21 unidades da Federação. Além de Erundina, dois deputados do PSOL – Glauber Braga (RJ) e Ivan Valente (SP) conquistaram seis prêmios na legislatura, assim como a deputada Jandira Feghali, do PCdoB-RJ, Fábio Trad (MS) e Marcelo Ramos (AM), ambos do PSD, receberam quatro prêmios, número de conquistas compartilhado com a deputada Talíria Petrone (Psol-RJ).
O Prêmio Congresso em Foco não foi novidade para muitos dos parlamentares agraciados. O deputado Alessandro Molon, do PSB-RJ, foi escolhido como o maior destaque na Câmara dos Deputados pelos jornalistas na legislatura inteira, conquistando o primeiro lugar por quatro anos seguidos. Desde 2019 o deputado fluminense também figura nos destaques da votação do júri e do público pela internet. No ranking dos dez deputados mais premiados na legislatura, Molon lidera com 12 premiações. Ele é seguido por dois companheiros de partido, o deputado Marcelo Freixo (RJ) e a deputada Tabata Amaral (SP) com nove e oito prêmios, respectivamente.
No Senado Federal, um cenário diferente: nenhum senador conseguiu ser escolhido como destaque nos quatro anos de legislatura nos três grupos de votação. Embora tenha conhecido o feito com os jornalistas e o público, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) foi votado como destaque pelo júri nos dois últimos anos. No ranking dos 10 senadores mais premiados na legislatura, Randolfe lidera com dez premiações. Ele é seguido pela senadora Simone Tebet (MDB-MS), com oito prêmios, por Paulo Paim (PT-RS) e por Fabiano Contarato (PT-ES) com seis prêmios.