Foram anunciados, na manhã desta terça-feira (30), os 20 estudantes da Rede Municipal de Ensino que vão viajar para Joinville (SC), para disputar a seletiva final por uma vaga na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. As crianças foram selecionadas dentre as cerca de 1.200 inscritas na seletiva deste ano e, caso sejam aprovadas, vão morar em Santa Catarina com todos os custos e serviços cobertos pela Prefeitura da Capital. O anúncio foi feito pelo prefeito Cícero Lucena e pelo vice-prefeito Leo Bezerra, no auditório do Centro Administrativo Municipal, em Água Fria.
Em uma cerimônia repleta de exemplos de meninos que venceram por meio da dança após aproveitar a oportunidade do projeto, o prefeito Cícero Lucena se pronunciou de forma emocionada. “Muitos aqui nem sonhavam com essa chance e hoje descobriram que possuem um talento, uma aptidão. Já temos cinco crianças em Joinville e Deus queira que desta vez possamos aprovar ainda mais crianças e todas elas terão o suporte da Prefeitura”, garantiu o prefeito.
Este é o segundo ano consecutivo em que a Prefeitura envia crianças da Rede Municipal para a seletiva final após a retomada do programa pelo prefeito Cícero Lucena. Em 2021, cinco alunos de João Pessoa foram selecionados pela Escola e residem em Joinville desde então com moradia, alimentação, passagens e cuidados custeados pela gestão municipal e bolsa integral da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.
“A nossa vontade é de levar todos. Infelizmente não podemos, mas trabalhamos para colocar o máximo de crianças lá. Em outubro eles viajam para a seleção final e a gente fica aqui na torcida. Os aprovados entram no ano letivo regular e na Escola do Bolshoi em março do próximo ano e para nós é muito emocionante acompanhar todo este processo e contribuir com a mudança na vida desses garotos”, afirmou a secretária municipal de Educação, América Castro.
Os estudantes selecionados passaram por um longo processo, que se iniciou com 1.200 crianças de toda a Rede com idades entre os nove e os 11 anos. Em uma primeira etapa elas foram avaliadas por professores de Educação Física treinados por profissionais do Bolshoi. Os alunos classificados foram então para a segunda fase, onde uma equipe da própria escola de dança avaliou o grupo, chegando aos 20 nomes revelados nesta terça.