O deputado federal Ruy Carneiro (PSC) celebrou a aprovação do projeto de lei que põe fim no rol taxativo da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) no Senado Federal. O PL 2033/22 já havia sido aprovado na Câmara e permite que os pacientes tenham cobertura de exames e tratamentos que não estão incluídos na lista de procedimentos. Ruy, que é candidato à reeleição, aproveitou o momento para relembrar o histórico de lutas ao lado dos pais e familiares dos autistas, pacientes com câncer e de outras intervenções que não eram incluídas na lista da ANS.
“Hoje nós conseguimos dar mais um grande e importante passo nessa luta, mas é preciso lembrar que estamos nessa construção ao lado das famílias antes mesmo daquela decisão equivocada do Superior Tribunal de Justiça. Depois do julgamento, eu solicitei uma audiência pública com o presidente da ANS na Comissão de Seguridade Social e Família. Também conseguimos dar voz aos pais na comissão, mesmo isso acontecendo fora do regimento”, acrescentou. O deputado ainda destacou que essas ações imediatas junto à direção da ANS já hav conseguido restabelecer a retomada dos tratamentos que tinham sido interrompidos pela Justiça.
Segundo ele, “essa temática sempre é cercada de muita emoção, porque nós estamos tratando da preservação de milhares de vidas. Com esse novo avanço, nós estamos caminhando para virar de vez essa página e assegurar de forma definitiva o direito dos usuários de planos de saúde”, complementou. A matéria, agora, segue para a sanção presidencial.