Candidato a governador pelo MDB, o senador Veneziano Vital do Rêgo reafirmou, hoje, ao participar de sabatina promovida pela Câmara Municipal de João Pessoa, seu compromisso de, como governante, manter a alíquota do Imposto sobre circulação de mercadorias e serviços, praticados sobre os combustíveis. Ele foi o primeiro a participar da sabatina na Câmara, conduzida pela jornalista Rosângela Marques e que contou com a participação de vereadores da Capital, jornalistas convidados e pessoas do povo. Durante uma hora e meia foram feitas perguntas a Veneziano sobre temas diversos, e a candidata a vice-governadora Maísa Cartaxo (PT) acompanhou o postulante.
No final da sabatina, o candidato do MDB assinou a “Carta de João Pessoa”, assumindo compromisso com os destinos da cidade. A carta destaca os valores, potencialidades e necessidades que os representantes mais próximos do povo observam, no contato, dia a dia, com a população, e que devem ser cumpridos pelo governante eleito. Veneziano destacou que vai continuar trabalhando pela Capital como governador, assim como já vem trabalhando na condição de senador da República e que vai cumprir os pontos da “Carta de João Pessoa”.
Na sua explanação, frisou que está provado que uma alíquota do ICMS na comercialização de gasolina, etanol, diesel, biodiesel, gás de cozinha e derivados de gás natural, em torno de 17%, não quebra o Estado. “Até porque existe uma compensação. Vamos manter essa alíquota. O que ocorre é que o atual governo se acostumou a criar e aumentar impostos que afligem a vida da população, principalmente dos que mais precisam. Vamos mudar essa lógica”, disse Veneziano, ao destacar que também vai acabar com a taxação sobre a luz solar, imposto criado na atual gestão, que taxa os servos de energia solar instalados o próprio cidadão.
Veneziano também falou sobre outras propostas estruturantes como a continuidade da duplicação da BR-230 até o Sertão do Estado, o Hospital de Trauma do Sertão, o Arco Metropolitano de João Pessoa e o terceiro eixo da transposição, no Vale do Piancó. Informou que o terceiro eixo, inclusive, é mais uma das promessas de campanha que não foram cumpridas pelo atual governador. “E é sem bom lembrar que 70% do que João prometeu na campanha passada ele não cumpriu”, acrescentou o parlamentar.