Nonato Guedes
A primeira pesquisa Ipec-TV Cabo Branco sobre eleições na Paraíba, divulgada na segunda-feira, 29, apontou o candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, na liderança das intenções de voto no Estado. Ele desponta com 58% das intenções de voto, enquanto o candidato à reeleição, presidente Jair Bolsonaro (PL), recebeu 24% das menções. Na sequência, Ciro Gomes, do PDT, apareceu com 6% das intenções de voto. As candidatas Simone Tebet (MDB), Soraya Thronice (União Brasil) e Vera Lúcia (PSTU) foram citadas por 1% do eleitorado paraibano, cada uma. Eleitores que têm intenção de votar em branco ou anular o voto são 5% e os que não sabem ou preferiram não opinar totalizam 4%.
Outros candidatos à presidência da República, como Constituinte Eymael (DC), Felipe D1Avila (Novo), Léo Péricles (UP), Pablo Marçal (PROS), Sofia Manzano (PCB) e Roberto Jefferson (PTB) foram citados, porém, não atingiram 1% das intenções de voto cada um. De acordo com o levantamento do Ipec, João Azevêdo (PSB), candidato à reeleição, está à frente na disputa com 32% das intenções. A segunda colocação é disputada por Pedro Cunha Lima (PSDB), com 16% das intenções de voto, Nilvan Ferreira (PL), com 15% e Veneziano Vital do Rêgo (MDB), com 14%, configurando-se um quadro de empate técnico, dentro da margem de erro da pesquisa, de três pontos percentuais, para mais ou para menos.
Pelo menos três candidatos ao governo da Paraíba apoiam a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva: João Azevêdo (PSB), Veneziano Vital do Rêgo (MDB) e Adjany Simplício (PSOL). Esta última apareceu na pesquisa Ipec com 1% das intenções de voto. Oficialmente, o candidato apoiado por Lula ao governo estadual é o senador Veneziano Vital do Rêgo, que tem como vice Maísa Cartaxo (PT) e como candidato ao Senado o ex-governador Ricardo Coutinho, também do PT. No Guia Eleitoral, João Azevêdo tem veiculado imagens do ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSB), candidato a vice na chapa de Lula, e também faz menções ao presidenciável petista como seu candidato. Veneziano, mais ostensivo, se apresenta como “o candidato de Lula” e divulga falas do ex-presidente recomendando o seu nome para o Palácio da Redenção.
Uma pesquisa do Ipec a nível nacional aponta o favoritismo do ex-presidente Lula contra o presidente Jair Bolsonaro, com possibilidade de vencer no primeiro turno. Ontem, uma pesquisa MDA, encomendada pela Confederação Nacional dos Transportes, apontou variação positiva de Lula, que chega a 48,6% dos votos válidos. O petista oscilou um ponto para mais desde a última pesquisa do instituto, divulgada em maio, e chegou a 42,3% do total de votos. Jair Bolsonaro (PL) oscilou dois pontos para mais e tem 34,1%, ou 39,2% dos votos válidos. Ciro Gomes, do PDT, mantém a faixa dos 7% na pesquisa anterior e Simone Tebet, do MDB, tem 2,1%. Os demais candidatos somados atingem 1,1% das intenções de votos. Brancos e nulos são 5% e indecisos 7,8%.