Nonato Guedes
A pesquisa Ipec-TV Cabo Branco, que foi divulgada na segunda-feira pela afiliada da Rede Globo na Paraíba, apontou que o comunicador Nilvan Ferreira, candidato a governador pelo PL, é quem detém o eleitorado mais fiel. 74% dos entrevistados que afirmaram votar nele confirmaram que não mudarão de voto e apenas 25% disseram que podem fazer alguma mudança. Nilvan, que é apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro, despontou com 15% na pesquisa Ipec, tecnicamente empatado com Pedro Cunha Lima (PSDB), que tem 16% e com Veneziano Vital do Rêgo (MDB), apoiado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com 14%.
O levantamento mostrou o governador João Azevêdo (PSB) na frente, com 32% das intenções de voto, num universo de 800 entrevistados, sendo o nível de confiança utilizado na pesquisa de 95%, o que quer dizer que há uma probabilidade de 95% dos resultados retratarem o momento eleitoral atual, considerando a margem de erro. Em relação à eleição presidencial, o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) obteve 58% das preferências contra 24% do presidente Jair Bolsonaro (PL), o segundo colocado. O governador João Azevêdo, que também apoia a candidatura de Lula à presidência da República, teve uma boa notícia extraída da pesquisa: 37% dos entrevistados consideraram a sua gestão como “ótima” ou “boa”.
No capítulo do candidato com eleitorado mais fiel, Nilvan Ferreira é seguido por João Azevêdo. Nesse caso, 71% afirmaram que a escolha é definitiva e 28% ainda podem fazer outra escolha. Os eleitores de Pedro Cunha Lima e de Veneziano Vital do Rêgo, do grupo que possui mais intenções de voto, são os mais abertos a mudanças. Nos dois casos, 52% não mudam o nome, mas quase a metade, 47% dos que os escolheram, informaram que a decisão não é definitiva. No recorte feito por religião, constatou-se que a intenção de votos de Nilvan entre o eleitorado evangélico situa-se em torno de 30%, o que é atribuído por analistas políticos ao “efeito Bolsonaro” na campanha dele e ao discurso conservador, focado na polêmica sobre os costumes. João Azevêdo, por sua vez, tem o melhor desempenho entre os católicos, com 35%, mas conserva uma intenção alta entre evangélicos, com 26%, e adeptos de outras regiões, em torno de 27%.
Além da boa avaliação como governador, o socialista João Azevêdo beneficiou-se no quesito “expectativa de vitória” que foi proposto aos entrevistados na pesquisa Ipec-TV Cabo Branco. Mesmo tendo alcançado 32% nas intenções de voto para o Executivo, Azevêdo conseguiu 42% de expectativa de voto – ou seja, 40 de cada 100 entrevistados afirmaram que Azevêdo ganhará as eleições, mesmo alguns que não votam nele. Por outro lado, apenas 13% acreditam na possibilidade de vitória do candidato Pedro Cunha Lima, 11% apostam em Nilvan Ferreira e 10% dizem que quem vai ganhar a eleição é Veneziano Vital do Rêgo (MDB).