A candidata do PSOL ao governo da Paraíba, Adjany Simplício, que participou de sabatina, ontem, na Câmara Municipal de João Pessoa, pediu desculpas por ter utilizado o termo “caixa preta” ao se referir à falta de transparência dos poderes públicos em questões de interesse público. Adjany reafirmou seu compromisso contra todo tipo de discriminação e, principalmente, contra o racismo. “Quero pedir desculpas porque, em minha fala, anunciei uma expressão racista. Infelizmente, a nossa linguagem ainda nos atravessa com vários preconceitos e discriminações e a gente também tem, enquanto ente público, que se manter alerta para que isso não se perpetue. Então peço desculpas e sempre tento me manter alerta sobre estas questões”, garantiu.
A sabatina ocorreu durante a terceira rodada do programa “Conexão Eleitoral”, promovido pelo legislativo pessoense com candidatos ao governo do Estado. Foram feitas perguntas por vereadores, jornalistas e populares, abordando temas como educação, saúde, gestão financeira, infraestrutura, meio ambiente, projetos estruturantes, emprego e renda e cultura. A respeito dos serviços de saúde em João Pessoa, a professora Adjany Simplício criticou a morosidade e a falta de transparência no acompanhamento da fila das cirurgias eletivas. “Esse andamento precisa ser acompanhado e tornado transparente para as pessoas. A população precisa de melhor atenção quanto ao atendimento. Não entendo porque o Estado até hoje não conseguiu simplificar o máximo possível esse acesso para a população”, frisou, lamentando a insensibilidade do poder público diante de tais demandas.
Adjany Simplício deixou claro que pretende investir em políticas públicas de enfrentamento à violência contra as mulheres. “Vou trabalhar para construir uma nova cultura e mentalidade em relação às mulheres. Além da repressão a essa violência, vamos trabalhar nas escolas com a aproximação junto às comunidades para que elas se posicionem contra as ações de violência afetando as mulheres. E vamos ampliar a rede de atendimento, com qualificação voltada ao acolhimento, além de garantir delegacias abertas pelo Estado”, prometeu, destacando a oportunidade da sabatina para apresentação de suas ideias e plano de governo. “Vamos recuperar o direito de sonhar da população paraibana”, destacou.