A 19ª edição do Relatório Justiça em Números 2022, divulgado nesta quinta-feira (1º), pelo Conselho Nacional de Justiça(CNJ), revelou que o Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba obteve significativo desempenho em sua produtividade. De acordo com os dados, os Desembargadores do TJPB, alcançaram a segunda posição como os mais produtivos do país.
Os dados referem-se ao IPM – Índice de Produtividade dos(as) Servidores(as) da Área Judiciária (IPS-Jud), por grau de Jurisdição. Numa avaliação da produtividade dos servidores, em 2021, o Tribunal de Justiça da Paraíba foi o 5º melhor dentre os tribunais de pequeno porte. conforme o Relatório do Justiça em Números.
Para o Presidente do Tribunal, Desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides, os números do relatório refletem o resultado do trabalho incansável feito pelos Desembargadores, juízes e servidores do Tribubal paraibano. “Trabalhamos com união e dedicação sempre com o objetivo de servir à população melhorando a qualidade do atendimento e dando celeridade aos processos. O resultado confirma esse empenho”, declarou o Presidente.
Outro indicador de destaque para o TJPB é relacionado ao Índice de Atendimento à Demanda (IAD), que reflete a capacidade das Cortes de Justiça em darem vazão ao volume de casos ingressados. O indicador global no Poder Judiciário alcançou 97,3% no ano de 2021, contribuindo para a elevação do estoque em 1,5 milhão de processos em todo o país.
“O Tribunal de Justiça paraibano apresentou redução deste indicador, sendo o 7º tribunal dentre os estaduais com melhor índice e o 2º melhor dentre os tribunais de pequeno porte”, destacou a gerente de Estatística do Tribunal de Justiça, Renata Grigório.
Por Lila Santos