A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou, por unanimidade o Título de Cidadão Paraibano para o jornalista, Fernando Patriota. O Projeto de Lei é de autoria do deputado estadual, Raniery Paulino (REP), e a matéria defendida na CCJ, teve a relatoria do deputado Hervázio Bezerra (PSB). O trabalho jornalístico de Fernando Patriota também já foi reconhecido pela Câmara dos Vereadores de João Pessoa, quando em 2018 concedeu ao cearense radicado na Capital paraibana o título de Cidadão Pessoense, por indicação da vereadora Sandra Marrocos (PSB).
Conforme a tramitação natural do PL, o texto será encaminhado para o Plenário da Assembleia Legislativa, o qual será apreciado pelos demais parlamentares. Sendo aprovado, segue para a sanção do governador do Estado, João Azevedo (PSB). “Nada mais justo que apresentar este instrumento legislativo que reconhece todo o trabalho desenvolvido pelo jornalista Fernando Patriota, lhe outorgando o honroso Título de Cidadão Paraibano”, destaca o Projeto de Lei.
Fernando Antônio de Freitas Patriota, nasceu em Tabuleiro do Norte, Estado do Ceará, no dia 3 de junho de 1969, sendo filho mais novo do poeta, Otacílio Batista, e da professora, Rosinha Freitas Patriota, ambos já falecidos. A família com 11 filhos, sendo nove vivos, fixou residência em João Pessoa/PB, no ano de 1977. Formado em Jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), atualmente Fernando Patriota faz parte da equipe da Gerência de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba e atua no segmento de Jornalismo Cultural há anos, sendo premiado pelo Ministério da Cultura, Edição Patativa do Assaré, pelo projeto “Tributo a Otacílio Batista – A Poesia Vive”.
Com 25 anos de carreira, Patriota passou pelas redações dos jornais A União, onde também foi premiado, Correio da Paraíba, O Norte, Contraponto e Jornal O Momento, como editor. Na área de Webjornalismo, atuou nos sites WScom, no qual se destacou no campo político e com uma série de matérias especiais sobre o início das obras de transposição das águas do Rio São Francisco. O jornalista também escreveu para o PBPBAgora, ClickPB e foi colunista do Brasil de Fato.
Já no Radiojornalismo, foi repórter e apresentador do Programa “Justiça Cidadã”, da Rádio Tabajara, em parceria com o Tribunal de Justiça da Paraíba. Fernando Patriota tem vasta experiência em assessoria de imprensa empresarial, política, além de atuar como mestre de cerimônias.
No campo sindical, faz parte da Diretoria Executiva do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Paraíba. Pais de duas filhas, Cecília e Sofia, o homenageado é casado com assistente social e servidora do TJPB, Rita de Cássia Montenegro Menezes.