Nonato Guedes
Ao participar, ontem, na cidade de Soledade, do Encontro dos 12 Territórios da ASA – Articulação do Semiárido, o senador Veneziano Vital do Rêgo, candidato do MDB ao governo, assinou a “Carta da ASA”, firmando compromisso com a garantia de acesso à água, segurança alimentar, produção e consumo de alimentos saudáveis, além do combate a processos de desertificação, garantindo “a retomada da construção do bem-viver no Semiárido, em especial para os povos que vivem no meio rural, agricultoras e agricultores, familiares e camponeses, povos indígenas e quilombolas, comunidades tradicionais de fundo e fecho de pasto, caatingueiras, geraizeiras, vazanteiras, ribeirinhas, pescadoras, quebradeiras de coco, povos de terreiros e outros”.
O evento reuniu, ainda, o ex-governador Ricardo Coutinho, candidato ao Senado pelo PT na coligação com Veneziano, candidatos a deputado federal e a deputado estadual, bem como lideranças e membros de comunidades representadas. Veneziano ouviu os integrantes da ASA, formada por representantes de sindicatos rurais, associações de agricultores e agricultoras, cooperativas, ONG’s, Oscip, entre outros, e expôs alguns de seus compromissos, focados em políticas públicas que reforcem a convivência do homem do campo com o Semiárido. Ele acentuou que na sua gestão vai apoiar diretamente essa rede, que conecta pessoas organizadas em entidades que atuam em todo o Semiárido, defendendo os direitos dos povos e comunidades da região.
Veneziano lembrou que nos cargos que já exerceu, sempre apoiou e defendeu a agricultura familiar. “Quando prefeito de Campina Grande, desenvolvemos um arrojado programa de combate à fome, implantando restaurantes populares e cozinhas comunitárias, com refeições a R$ 1 o almoço e R$ 0,50 o café e o jantar, e todos os alimentos usados para matar a fome do nosso povo eram adquiridos da agricultura familiar. Nós vamos continuar estendendo o que fizemos em Campina Grande para toda a Paraíba, valorizando quem produz e reforçando a convivência do homem em sua comunidade”, prometeu.
O senador também destacou alguns de seus compromissos com o setor, como o da recuperação de solos salinizados e alcalinizados, considerando que os solos do Semiárido paraibano possuem grande problema de salinidade e alcalinidade; o incentivo às tecnologias para a produção de pequenos implementos para utilização na agricultura familiar, o desenvolvimento de plantadeiras, cultivadores, roçadeiras e outros equipamentos que possam ser adaptados à força motriz da motocicleta, bem como a concessão, pelo governo estadual, de kit mínimo para a produção na agricultura familiar que permita reduzir o esforço e potencializar o trabalho dos agricultores. Além disso, Veneziano lembrou que vai fortalecer a Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), com vistas ao desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida dos agricultores familiares, assentados da reforma agrária, povos originários (indígenas), quilombolas e comunidades tradicionais em situação de extrema pobreza e criar um programa de micro-geração de energia solar para os pequenos agricultores.