Foi trazendo números positivos do crescimento do mercado da cachaça nos cenários nacional e internacional, além da perspectiva de mais qualificação e oportunidades ao mercado paraibano, que o II Seminário e Feira de Cachaças do Brasil foi lançado, nesta terça, em João Pessoa.
O evento de lançamento contou com uma entrevista coletiva seguida de degustação neste Dia Nacional da Cachaça, 13 de setembro, no Littoral Hotel. O Brasil Cachaças vai acontecer nos dias 20, 21 e 22 de outubro no Espaço Cultural de João Pessoa.
Participaram do lançamento e da entrevista coletiva a organizadora do Brasil Cachaças Fernanda Melo; o Secretário municipal de planejamento do município José William Montenegro Leal; o Presidente da Fecomercio-PB Marconi Medeiros; O presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa (Fapesq-PB), Roberto Germano; o Diretor Executivo do Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC), Carlos Lima; O presidente da Associação Paraibana de Cachaças de Alambique (ASPECA), Múcio Fernandes; e o Presidente da Associação de Produtores de Cachaça de Areias (APCA), Thiago Baracho.
Fernanda Melo fez o lançamento apresentando aos jornalistas e convidados o site do Brasil Cachaças e destacando o caráter nacional e internacional que o evento terá. “Teremos rodadas de negócios nacionais e internacionais entre produtores e compradores, seminários da cachaça com mesas redondas contendo palestras e discussões de diversos temas; na feira, teremos estandes das cachaças e uma cachaçaria, onde haverá concurso de drinks”.
Todos os representantes das entidades parceiras destacaram a iniciativa em realizar o evento, bem como destacaram a importância da qualificação do mercado da cachaça na Paraíba e no país, visando mais geração da economia e ampliação das exportações no setor.
DADOS DO SETOR APONTAM CRESCIMENTO
O Diretor Executivo do IBRAC, Carlos Lima, trouxe dados que confirmam o crescimento do setor, mesmo num cenário de Pandemia. Segundo os dados, a variação percentual das exportações de Cachaça realizadas de janeiro a agosto de 2022, no comparativo com 2021, apresentou crescimento de 62,49 % em valor (US$ 13,10 milhões) e de 26,84% em volume (5,9 milhões de litros).
Em 2021, nesse mesmo período, foram exportados o equivalente a US$ 8.066.791,00 em valor, e 4.710.930 litros em volume. Os dados são do Comex Stat (Ministério da Economia), compilados pelo Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC), entidade representativa do setor. Atualmente, a Cachaça é exportada para 66 países, principalmente para os Estados Unidos, Alemanha, Portugal e Itália.
“Também houve evolução o mercado interno”, destacou Lima, explicando que de acordo com relatório anual de bebidas alcóolicas da Euromonitor International, líder global no fornecimento de pesquisa de mercado, no comparativo entre 2021 e 2020, o crescimento foi de 30% em valor (atualmente, um mercado de R$ 15,55 bilhões) e 18% em volume (totalizando 469.725,2 milhões de litros).
A cachaça é exportada para 67 países hoje. “Mas a gente ainda exporta menos de 1% do que produzimos, portanto, temos um grande mercado internacional a ser conquistado”, avalia Carlos Lima.