O deputado federal Ruy Carneiro (PSC), candidato à reeleição, lamentou o resultado obtido por João Pessoa no Ranking de Competitividade dos Municípios. A capital paraibana caiu 35 posições em relação a 2021 e agora está no centésimo quadragésimo segundo lugar entre as cidades brasileiras analisadas pela pesquisa. O resultado também é negativo em diversas áreas específicas como o Acesso à Saúde, Meio Ambiente, Segurança Pública e Sustentabilidade Fiscal.
– Na Saúde, a classificação de João Pessoa já não era boa em relação a 2021 e agora ficou muito pior. Caiu 138 posições. Isso comprova o que venho denunciando há meses: falta gestão, falta cuidado da prefeitura com a vida dos pessoenses. A falta de remédios, unidades de saúde precárias, entre outros desmandos, são a materialização do que o ranking comprovou – afirmou Ruy, que foi candidato à prefeitura nas eleições de 2020, ficando em terceiro lugar no páreo.
De acordo com a pesquisa, a capital paraibana ficou na posição 325 entre as 415 cidades analisadas no item de Acesso à Saúde. O pior serviço dentro desse segmento foi o de atendimento pré-natal, que caiu 52 posições e deixou João Pessoa lá atrás entre os municípios do ranking. O deputado Ruy Carneiro também chamou a atenção para os dados alarmantes no Indicador de Sustentabilidade Fiscal, que caiu 178 posições. No quesito Meio Ambiente, a Capital também regrediu 41 posições.
– A queda na Sustentabilidade Fiscal só comprova que a Prefeitura de João Pessoa gere mal os seus recursos. Na prática, isto significa uma oferta de serviços deficientes à população. No Indicador Meio Ambiente, além do péssimo desempenho geral, também assusta o descaso em relação ao subitem Desmatamento Ilegal, em que a Capital paraibana apresentou uma queda de 336 posições. Isso demonstra o total abandono em relação às nossas áreas de preservação e que inexistem políticas públicas também nessa importante área – complementou. João Pessoa ainda apresentou indicadores negativos nas áreas de Qualidade da Educação, Segurança, Telecomunicações e Inserção Econômica. O Ranking de Competitividade é composto por 65 Indicadores, organizados em 13 pilares temáticos e nas dimensões: instituições, sociedade e economia.