A comunicadora Fernanda Albuquerque (Fernandinha), candidata a deputada federal pelo União Brasil, entregou na manhã de hoje o comando do Núcleo Mulher do União Brasil na Paraíba, em meio a confusão registrada na sede da legenda, presidida pelo deputado federal Efraim Filho, candidato ao Senado, e a críticas da postulante aos critérios para repasse de recursos do Fundo Eleitoral aos que concorrem no pleito. Ela também pediu, na carta endereçada ao deputado Efraim Filho, para deixar o comando da agremiação no município do Conde, na região metropolitana de João Pessoa.
Fernanda Albuquerque, que se notabilizou por apresentar programas de audiência em canais de televisão, não poupou as cúpulas partidárias de críticas pela distribuição das verbas na campanha. “Quando a gente observa o fundão para as mulheres não é nem a metade do que a gente precisa para fazer campanha. Não é porque tem mandato, mas o homem vai receber mais do que a mulher. O que a gente precisa é garantir o que a Constituição estabeleceu”, desabafou a jornalista, revelando que, mesmo assim, mantém a sua candidatura à Câmara, que define como um “ato de resistência”.
De acordo com o DivulgaCand, do Tribunal Superior Eleitoral, Fernanda Albuquerque recebeu mais de R$ 1 milhão por estar na disputa a uma das vagas de deputada federal e outras candidatas do partido receberam valores menores, mas, mesmo assim, ele se queixa de discriminação e de falta de critérios justos. Por outro lado, também hoje, a vereadora por João Pessoa Eliza Virgínia, do PP, que está interinamente no exercício do mandato de deputada federal, na vaga causada com a licença requerida pelo deputado Aguinaldo Ribeiro, surpreendeu os meios políticos ao anunciar que resolveu apoiar a candidatura do pastor Sérgio Queiroz, do PRTB, ao Senado, por ter afinidade com as pautas de direita e propostas conservadoras que ele tem defendido na campanha. “Seria incongruente da minha parte, diante das minhas convicções, apoiar uma candidatura de esquerda”, comentou Eliza, referindo-se à candidata Pollyanna Dutra (PSB), que é apoiada pelo “clã” Ribeiro na atual campanha. Eliza concorre a um mandato titular na Câmara nestas eleições.