Nonato Guedes
Num dos últimos debates de que participou hoje, em veículos de comunicação, com outros postulantes ao Senado, o ex-governador Ricardo Coutinho (PT), lançou um repto aos seus adversários, garantindo que aparecerá na urna eletrônica no pleito de domingo e que será eleito novo senador pela Paraíba. Ele ressaltou que a decisão da ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal, negando provimento ao seu recurso que buscava derrubar pena de inelegibilidade de oito anos, a contar das eleições de 2014, não é terminativa, e anunciou que ainda cogita recursos nos tribunais e aguarda o julgamento de uma ADIN- Ação Direta de Inconstitucionalidade, pelo Supremo.
Cármen Lúcia advertiu que um eventual recurso contra tal decisão seria manifestamente inadmissível e apenas demonstraria inconformismo e resistência em pôr termo a processos que se arrastam “em detrimento da eficiente prestação jurisdicional”, o que sujeitaria a parte à aplicação de multa processual. Ricardo Coutinho foi provocado a falar sobre o assunto e esclarecer a opinião pública, no debate na rádio Correio Sat, pelo candidato a senador, pastor Sérgio Queiroz, do PRTB, alegando que a sua insistência em apresentar “recursos protelatórios” apenas cria ambiente de insegurança jurídica na campanha eleitoral que está se encerrando.
O debate, mediado pelos jornalistas Víctor Paiva e Lázaro Farias, não contou com as presenças da candidata Pollyanna Dutra (PSB) e do candidato Bruno Roberto (PL), que alegaram agenda de campanha na reta final para não participar da discussão. Ricardo queixou-se que é vítima de uma onda de “fake news”, espalhada, conforme ele, pelos seus adversários e apelou ao eleitor: “Não acredite nas mentiras”. Ele ressaltou ainda: “É preciso que os políticos que espalham essas mentiras sejam afastados. Precisamos também combater esse câncer na política”. Além de Sérgio Queiroz, Ricardo polemizou com o candidato Sérgio Queiroz sobre diferenças políticas e ideológicas. Também na sua fala, o ex-governador frisou que o Brasil precisa mudar e que só há uma mudança possível no atual cenário, que é através da eleição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
– Mas Lula precisa de governabilidade, e as mudanças precisam de alguém que possa estar dentro do Senado com estatura, com conhecimento e com história – pontuou o ex-governador Ricardo Coutinho. Ele revelou, então, que é o único candidato a senador na Paraíba identificado com as pautas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e comprometido com as propostas de mudanças que estão sendo defendidas na campanha eleitoral.