Nonato Guedes
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, Leandro dos Santos, declarou, hoje, em entrevista ao “Bom dia, Paraíba”, da TV Cabo Branco, que a situação é de tranquilidade nesta fase decisiva para a realização das eleições domingo, em primeiro turno, ressalvando a ocorrência de incidentes isolados em alguns municípios, sem maiores consequências. Ao comentar o planejamento das eleições deste ano, o desembargador destacou que não houve necessidade de requisição de tropas federais pela inexistência de registro de anormalidades de maior gravidade. Enfatizou, porém, que foi montada uma articulação eficiente com as forças de segurança estaduais com vistas a preservar a tranquilidade e a inviolabilidade do direito de voto.
Leandro dos Santos falou que as providências indispensáveis nesta fase preparatória estão bem adiantadas no que concerne, por exemplo, ao esquema de transporte de urnas eletrônicas para localidades das mais diferentes regiões em 223 municípios. São mais de 10 mil urnas eletrônicas e um contingente de urnas de reserva que poderão ser usadas em caso de emergência, além da mobilização de quase 40 mil mesários que são tidos como colaboradores voluntários da Justiça Eleitoral. O presidente do TRE considera ultrapassada a discussão sobre a confiabilidade e segurança das urnas eletrônicas, observando que isto já ficou patenteado desde 1996, quando elas foram utilizadas pela primeira vez. De lá para cá, como relatou, o sistema de urnas eletrônicas passou por mudanças e aperfeiçoamento, inclusive, com testes realizados na presença de autoridades e representantes da sociedade.
– Posso assegurar que o compromisso da Justiça Eleitoral com a transparência do exercício do voto é sagrado – frisou o desembargador, lembrando que antes das urnas eletrônicas ocorriam processos viciados como o do “mapismo”, alterando a legitimidade da manifestação dos eleitores. Ele alertou para que seja redobrada, neste pleito, a vigilância contra a compra de voto, bem como em relação à divulgação de “fake news” com o intuito de prejudicar partidos e candidatos. Leandro dos Santos acredita que o planejamento estratégico possibilitará celeridade no processo de apuração dos votos e divulgação ou totalização dos resultados, estimando que no domingo, a partir das 19h, já exista um avanço substancial na conclusão do processo de eleições em nosso Estado.