Kubitschek Pinheiro
O tabelião Germano Carvalho Toscano de Brito, presidente do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos da PB, a “Medalha de Honra ao Mérito Léo Barros Almada”, no Convergência 2022, que aconteceu em Goiânia (GO). Criador do projeto “Convergência”, sediado pela primeira vez nacionalmente em João Pessoa em 2003, Toscano é merecedor da Medalha que leva o nome de Léo Barros Almada, seu amigo de longas datas.
A comenda que honra nosso Estado, pela representação de Germano Toscano no segmento nacional, foi entregue pelo Tabelião de Protesto André Gomes Netto, (foto) da comarca de São João do Meriti do Rio de Janeiro, aclamado novo presidente do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos IEPTB, no mesmo evento, que aconteceu no Centro de Convenções do Castro’s Park Hotel de Goiânia. Coube a Germano Toscano entregar a “Medalha de Honra ao Mérito Léo Barros Almada”, ao ex-presidente da AnoregBR, Claudio Marçal Freire (foto), 3º Tabelião de Protesto de Letras e Títulos da Comarca da Capital de São Paulo.
A homenagem da “Medalha de Honra ao Mérito Léo Barros Almada”, é a maior concedida pelo Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil – IEPTB. “Momento que ficará guardado para sempre em minha memória”, disse Toscano.
“Foi uma grande alegria para mim, pois a concessão dessa honraria é o reconhecimento dos colegas protestadores de todo Brasil e da diretoria do Instituto a à minha pessoa pela dedicação ao Instituto desde o seu momento inaugural, onde fui um dos fundadores e já ocupava a função de Secretário Geral em 1988. Durante 34 anos contribui com a minha presença, dedicação e esforço pelo engrandecimento desse instituto jurídico que é o Protesto de Título, portanto sou muito grato pelo reconhecimento do meu trabalho”, disse Germano Toscano.
O “Convergência 2022” cujo tema foi “Tecnologia: Fator de Integração e União” contou com um grande público composto de representantes de todo Brasil e de renomados conferencistas. Na sua abertura, a presença maciça de autoridades dos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo.
Criação do IEPTB
A criação do IEPTB foi uma iniciativa de Léo Barros Almada, tabelião de protesto na cidade do Rio de Janeiro. “Ele fundou o Instituto e esteve como presidente durante 34 anos até o dia 23/9 último quando passou o bastão para o doutor André Gomes Netto, também tabeliã no Estado do Rio de Janeiro, na comarca de São João do Meriti”, lembrou Germano Toscano
“Sem dúvida, foi para mim um momento muito especial de reconhecimento pelo nosso trabalho e dedicação ao Instituo por décadas, ocupando sempre uma posição em sua diretoria”, fecha
Sob a organização do presidente do IEPTB de Goiás, tabelião Frederico Junqueira, o 18º Convergência reuniu a classe e discutiu relevantes temas envolvendo o protesto extrajudicial, boas práticas e melhorias da prestação de serviços pelos cartórios, com discussões plenárias, workshops, palestras com autoridades e melhorias para o serviço.