O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) vão disputar o segundo turno das eleições, previsto para o próximo dia 30 de outubro, último domingo do mês. Com 99,99% das urnas apuradas, Lula tinha 48,43% dos votos e Bolsonaro 43,2% – diferença de pouco mais de 6 milhões de votos. O resultado de ontem frustrou expectativas petistas de vitória em turno único ou a ida ao segundo turno com grande vantagem. As pesquisas indicavam as duas possibilidades e o candidato trabalhou por este objetivo nas duas últimas semanas. Do outro lado, o resultado é comemorado pela equipe bolsonarista, que tem quatro semanas para reverter o cenário.
Com quase 100% das urnas apuradas, Lula liderava a disputa em 14 Estados, Bolsonaro em 12 e no Distrito Federal. Com o resultado, o discurso antipesquisa do presidente ganha força e a equipe de Lula, que estava otimista, recomeça a campanha tentando entender o que aconteceu em Estados onde esperava vencer. Uma reportagem do UOL aponta alguns aspectos que resultaram do balanço das urnas no primeiro turno: Lula e Bolsonaro foram para o segundo turno com diferenças de votos bem menos do que as pesquisas indicavam; Os dois terão o desafio de conquistar novos eleitores e reverter a alta rejeição; Bolsonaro precisa de feito inédito para vencer: passar para primeiro colocado depois de terminar o primeiro turno na vice-liderança.
No discurso após a confirmação do resultado, Lula disse que São Paulo será palco do confronto e que o partido vai mapear onde teve menos votos. Bolsonaro não atacou as urnas eletrônicas, como costuma fazer, mas criticou pesquisas que projetavam que ele teria menos votos. Em São Paulo, o candidato do PT ao governo, Fernando Haddad, vai disputar o segundo turno com o ex-ministro Tarcísio de Freitas, do Republicanos, reproduzindo cenário nacional de polarização. Tanto Lula quanto Bolsonaro terão palanque no Estado. Tarcísio obteve 42,32% dos votos e Haddad 35,7%. “É um confronto de ideias. Um confronto programático, é um confronto de propostas para a sociedade. E estou disposto a fazer tudo que for possível, Haddad. Tenho certeza que nós dois juntos vamos ganhar São Paulo e vamos ganhar o Brasil. Lula perdeu no Estado – teve 40,8% dos votos contra 47,71% de Bolsonaro. São Paulo tem o maior colégio eleitoral do país, com dois a cada dez votos do Brasil. Bolsonaro disse que as pesquisas de intenção de voto estão desmoralizadas e enalteceu a ida ao segundo turno em uma disputa mais acirrada do que se esperava. Para ele, o resultado do pleito mostrou que há setores da sociedade que alimentam desejo de mudança, sobretudo por conta dos problemas na economia. “Tenho certeza que vamos poder mostrar melhor para essa parcela da sociedade que as mudanças que porventura alguns querem podem ser pior, até mesmo a gente mostrando aqui melhor Argentina, o Chile, a Colômbia; a Venezuela já estava em crise antes mesmo da covid. Então, entendo que é por aí o nosso trabalho por ocasião do segundo turno”.