A informação é oficial: a primeira-dama Michelle Bolsonaro e a ex-ministra Damares Alves, recém-eleita senadora pelo Distrito Federal, na legenda do PL, estarão em João Pessoa no próximo sábado, 15, às 9h30, para cumprir agenda focada no segmento feminino. A mulher do presidente Jair Bolsonaro e a ex-ministra participarão do “Primeiro Encontro da Mulher paraibana pela vida e pela família”, no Domus Hall, no Shopping Manaíra. O tema a ser abordado pela primeira-dama, conforme divulgado, será “O papel relevante da mulher na construção do Brasil e do futuro que queremos para os nossos filhos”.
Michelle e Damares estão fazendo uma peregrinação pelo país, dentro da estratégia de fortalecer a candidatura do presidente Jair Bolsonaro à reeleição neste segundo turno e, ao mesmo tempo, tentar amortecer resistências no eleitorado feminino ao nome do presidente da República, por causa de algumas posturas agressivas que ele tem adotado e que têm sido exploradas por adversários políticos ligados ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), seu adversário na rodada decisiva da disputa presidencial. Lideranças políticas locais estão envolvidas na articulação do evento, a exemplo da deputada federal em exercício Eliza Virgínia, do Progressistas.
Numa postagem em rede social, Eliza Virgínia, que é vereadora por João Pessoa, escreveu: “Nenhuma filha, esposa, mãe ou avó deve ficar de fora. É chegada a hora da decisão. E sabemos de que lado escolhemos estar”. A parlamentar tem posições conservadoras assumidas e, por causa disso, já se envolveu em vários embates com representantes do segmento de esquerda na Paraíba. Enquanto isso, o próprio presidente Jair Bolsonaro (PL) é aguardado na Paraíba também no sábado, dia 15, devendo ser recepcionado pelo ex-candidato a governador Nilvan Ferreira, pelo deputado federal Wellington Roberto, presidente estadual do PL e pelos deputados Walber Virgolino e Cabo Gilberto Silva, este último eleito à Câmara Federal no último pleito. No primeiro turno, Jair Bolsonaro obteve na Paraíba cerca de 717.416, o equivalente a 29,62% dos votos, enquanto o ex-presidente Lula alcançou 1.554.868, ou 64,21%.
No primeiro turno das eleições estaduais, o candidato oficial apoiado por Lula ao governo da Paraíba foi o senador Veneziano Vital do Rêgo, do MDB. No segundo turno, Lula declarou apoio à candidatura do governador João Azevêdo (PSB) à reeleição e até agora não está programada qualquer agenda do líder petista, mas a vinda dele não é descartada. Em vídeo que gravou ao lado de João Azevêdo em São Paulo, o ex-presidente Lula exaltou as qualidades do chefe do Executivo e acenou com parcerias produtivas, em caso de vitória, para incrementar o desenvolvimento da Paraíba. A candidatura de João Azevêdo passou a ser apoiada pela direção estadual do PT, presidida por Jackson Macêdo, mas não conta com o engajamento do ex-governador Ricardo Coutinho, que foi candidato ao Senado e perdeu..