O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba e a Controladoria Geral da União (CGU) firmaram um acordo de cooperação técnica-institucional visando a ampliar a articulação, a integração e o intercâmbio de dados e informações entre os dois organismos. A reunião aconteceu, ontem, em Brasília, com a participação do presidente do TCE-PB, conselheiro Fernando Catão, e do Ministro-Chefe da Controladoria Geral da União, Wagner de Campos Rosário, além de secretários da CGU e técnicos da Corte paraibana.
Destaca o conselheiro Fernando Catão: “O objetivo do acordo é desenvolver projetos e ações que possam contribuir para a prevenção e o combate à corrupção, promovendo integridade e transparência, para o fomento do controle social e para o fortalecimento da gestão pública”. Durante a reunião para discutir a parceria e o compartilhamento de informações, o presidente do TCE e os auditores de controle externo Josedilton Diniz, Aguinaldo Macedo Filho e Fábio Guerra apresentaram as ferramentas de controle desenvolvidas pelo TCE-PB.
Para viabilizar a cooperação, servidores dos dois órgãos vão atuar em conjunto no desenvolvimento de ferramentas para ajudar a prevenir desvios, agilizar a apuração de danos e combater a corrupção. O acordo busca ampliar a atuação dos dois órgãos e promover a cooperação técnica por meio de ações integradas, apoio mútuo e intercâmbio de experiências, conhecimento e tecnologias.