Nonato Guedes
Presidido pelo deputado federal Hugo Motta, que emergiu do primeiro turno com expressiva votação que lhe reelegeu à Câmara, o “Republicanos” reforçou seu cacife junto ao governador João Azevêdo (PSB) ao reafirmar apoio à sua candidatura neste segundo turno e dar um testemunho público dos resultados da gestão em andamento no Estado. O deputado Hugo Motta foi explícito ao revelar que a posição agora reiterada expressa linha de coerência que é perseguida pela agremiação no conjunto das forças políticas com representação na Paraíba. Lembrou o vai-e-vem político nesta fase com trocas de posicionamento e de declarações de apoio, mas observou que o “Republicanos” preza pela palavra ou pelo compromisso, daí não recuar no desideratum que havia fixado lá atrás.
Em algumas áreas políticas, a reafirmação de voto pelo “Republicanos” foi encarada como uma estratégia para neutralizar investidas do “clã” Ribeiro, que se divide entre o PP, com o deputado federal Aguinaldo e o PSD, com sua irmã, a senadora Daniella, cujo filho, Lucas, é candidato a vice na chapa do governador João Azevêdo. Nos bastidores, antes mesmo que se encerre a batalha eleitoral propriamente dita, processam-se articulações legítimas de grupos e esquemas que almejam participação e conquista dos espaços de poder. Nesse sentido, o “Republicanos” segue fechado com a pretensão do deputado Adriano Galdino de se reeleger à presidência da Assembleia Legislativa na próxima legislatura – cargo que estaria sendo cobiçado pelo PP, de acordo com versões.
Hugo Motta, na solenidade que oficializou a reafirmação de apoio, destacou não apenas as realizações e os programas de impacto que, segundo ele, estão sendo executados pela administração de João Azevêdo em diferentes regiões, mas enfocou a contribuição que o chefe do Executivo tem dado para ajudar a fortalecer a sua base política. O crescimento do “Republicanos”, por exemplo, que se refletiu nas eleições em conquista de cadeiras no Legislativo Estadual e na Câmara dos Deputados, teve essa parcela de contribuição oferecida por João Azevêdo, dentro da tática de prestigiar lideranças que são essenciais para a governabilidade que empalma. Em termos concretos, o “Republicanos” elegeu a maior bancada de deputados federais, com cerca de três vitoriosos e, na Assembleia, passa a contar na nova legislatura com oito parlamentares. Um saldo apreciável, que demonstra a vocação do “Republicanos” para se afirmar no cenário de poder no Estado.
Convém lembrar que no período de formação da chapa que conduziu João Azevêdo ao segundo turno, o “Republicanos” chegou a ser sondado para indicar nomes, quer à vice-governança, quer ao Senado, mas acabou abrindo mão desses espaços, o que facilitou o encaixe de Lucas Ribeiro como companheiro de chapa do governador e a atração da deputada estadual Pollyanna Dutra para concorrer à senatória, ficando em segundo lugar.No partido foram mantidos, com o conhecimento do governador, compromissos com a candidatura do deputado Efraim Filho (União Brasil) a senador mesmo quando ele se bandeou para a chapa de Pedro Cunha Lima. Já em relação ao deputado Aguinaldo Ribeiro, lembra-se que ele chegou a ter praticamente assegurada a indicação para candidato ao Senado, tendo recuado em cerimônia melancólica numa casa de recepções da Capital, surpreendendo os meios políticos locais.
Os fatos externos aconteceram sem que houvesse interferência do “Republicanos” para prejudicar o projeto do governador João Azevêdo de pleitear a reeleição. O deputado Adriano Galdino, que cortejou a hipótese de vir a ser vice de João na fase preliminar dos entendimentos, foi à luta em busca da reeleição e conquistou a maior votação da história recente do Legislativo Paraibano, enquanto um seu irmão, Murilo Galdino, foi catapultado a um mandato na Câmara Federal. As projeções antecipadas que têm sido feitas indicam que para 2026 será inevitável o papel de protagonismo que o “Republicanos” exercerá na conjuntura política paraibana, tanto em relação ao Executivo como em relação ao Senado Federal. Depois das eleições, haverá um trabalho massivo de fortalecimento das fileiras da legenda, e a expectativa do deputado federal Hugo Motta é que ocorra avanço substancial no fortalecimento do conjunto de líderes sob seu comando.