Oito partidos do chamado “campo popular” promoveram hoje no ginásio do Sindicato dos Bancários, em João Pessoa, um evento intitulado “Plenária da Democracia” para simbolizar a união de forças em torno do apoio à candidatura do governador João Azevêdo (PSB) à reeleição. A manifestação contou com representantes do PT, PSB, PMN, PCdoB, PSOL, Rede, Agir e PV e, na oportunidade, o governador destacou a significação do segundo turno para presidente da República no próximo dia 30, salientando que não traduz simples ato de votar e escolher um número, mas o momento para mudar a história do país através da democracia.
O chefe do Executivo paraibano, que neste segundo turno conta com o apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato à Presidência da República, destacou que a eleição deste ano é uma das mais importantes dos últimos 30 anos na história do Brasil “porque vamos dizer não ao negacionismo, à intolerância política, à perseguição aos governadores e ao povo, bem como à perseguição a todos os segmentos por parte do atual presidente (Jair Bolsonaro, PL) que está no poder”. Ele disse que será, também, uma resposta pela inclusão e pelo respeito à região Nordeste e ao seu povo, “pois quem diz que só vota em Lula quem é analfabeto não tem condições de governar este país”.
João Azevêdo lembrou ter declarado há dois anos o seu apoio ao ex-presidente Lula, “pela sua história, prática política e pelo fato da Paraíba não querer mais passar quatro anos sem o apoio do governo federal”. Confirmou ter ouvido do ex-presidente Lula que uma das primeiras medidas de sua parte, caso seja eleito, é a de fazer uma reunião com todos os governadores “para restabelecer a democracia e a República no Brasil”. O governador adiantou estar na hora de dar um basta à mesquinhez política. E concluiu: “Tão importante quanto a nossa eleição é a eleição do presidente Lula”. O presidente do diretório estadual do PT, Jackson Macêdo, definiu o evento como “histórico” por agregar partidos progressistas em torno de candidaturas identificadas com os anseios populares.