Das 49 lideranças da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS), eleitas no primeiro turno das eleições, 11 vão representar Estados nordestinos. São quatro deputados federais e sete deputados estaduais, sendo os deputados estaduais pela Paraíba Tovar Correia Lima (PSDB), Chió (Rede), Camila Toscano (PSDB) e deputado federal Ruy Carneiro, do PSC, reeleito.
Para integrar a RAPS é preciso, entre outros critérios, ser uma pessoa engajada politicamente e interessada em participar da política institucional; ser comprometido com princípios da ética, integridade, democracia, transparência e sustentabilidade, assumir o compromisso de contribuir para o aperfeiçoamento do processo político e da qualidade da democracia brasileira, ausência de impedimentos legais gerais, de condenações por crimes ambientais, de condenações por crimes contra a economia popular e por crimes contra a administração pública, ausência de quaisquer condições indicativas de inelegibilidade prevista na Lei da Ficha Limpa.
A deputada Camila Toscano foi eleita deputada estadual pela primeira vez em 2014, sendo reeleita em 2018 e, mais uma vez, este ano. Natural de João Pessoa, com raízes familiares em Guarabira, no Brejo, Camila é advogada e cresceu na política acompanhando a atuação dos pais, a ex-deputada Lea Toscano e o ex-deputado Zenóbio Toscano. Atualmente, ela é vice-presidente do PSDB estadual e preside a Comissão de Direitos da Mulher. Nacionalmente, faz parte do grupo de estudo da Unale que vem formulando políticas públicas para combater a violência contra a mulher.
Tovar Correia Lima é natural de João Pessoa, mas foi em Campina Grande, onde iniciou sua vida pública como vereador pelo PSDB, sendo eleito em 2008 e reeleito em 2012. Em 2014, disputou vaga no Poder Legislativo Estadual e foi eleito deputado, sendo reconduzido ao cargo mais uma vez no pleito de 2018 e novamente este ano. Administrador de empresas, bacharel em Direito e pós-graduado em Gestão Pública, Tovar também ocupou o cargo de secretário chefe de Governo e secretário de Ciência e Tecnologia da prefeitura de Campina Grande. Melchior Naelson Batista da Silva, ou Chió, é natural do município de Esperança. Filho de agricultores, Chió foi criado no Sítio Gravatá Açu e iniciou a vida pública na militância estudantil ao fazer parte do diretório acadêmico do curso de Agronomia na UFPB, onde concluiu seu doutorado na área. Pesquisador da Embrapa, o parlamentar entrou para a política em 1988, filiado ao PT. Em 2012 foi eleito prefeito de Remígio pelo PSB, quatro anos depois reeleito para mais um mandato à frente do cargo. Em 2018, já filiado à Rede, conquistou vaga de deputado estadual, sendo reeleito este ano.
Ruy Manuel Carneiro Barbosa de Aça Belchior é um administrador e político, filiado ao PSC. Ele foi eleito deputado federal em 2010 com 108.644 votos, sendo portanto o segundo mais votado da Paraíba. Em 2014, Ruy foi candidato a vice-governador da Paraíba na chapa do candidato ao governo Cássio Cunha Lima, também do PSDB. A chapa não foi eleita no segundo turno da disputa eleitoral. Em 2018, foi eleito pela segunda vez para o mandato de deputado federal, sendo reconduzido ao cargo este ano.
“RAPS” é uma organização apartidária criada em 2012 com a missão de contribuir para a melhoria da democracia e do processo político brasileiro e de disseminar o compromisso com a sustentabilidade e o desenvolvimento sustentável na política institucional. A RAPS tem como propósito a capacitação e construção de saberes de líderes políticos, independente do estágio em que se encontram na vida pública e no processo eleitoral. Além da capacitação e formação oferecidas por especialistas em temas diversos, também oferece aos membros ideias, conexões e redes.