Pesquisa Ipec, realizada com entrevistas pessoais e encomendada pela TV Globo, divulgada ontem, aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente no segundo turno eleitoral, com 54% dos votos válidos. O presidente Jair Bolsonaro, candidato à reeleição pelo PL, tem 46%. Os votos válidos são calculados com exclusão dos brancos, nulos e indecisos. Em comparação ao levantamento anterior, houve estabilidade – Lula tinha 54% e Bolsonaro os mesmos 46%. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Em votos totais, o ex-presidente Lula tem 50% e Bolsonaro 43% no cenário estimulado, quando os eleitores uma lista dos candidatos. Na semana passada, o petista também tinha os mesmos 50% e o presidente 43%. Na apuração das urnas na primeira rodada eleitoral, Lula terminou com 48,43% e Bolsonaro teve 43,20%. O segundo turno eleitoral acontecerá no próximo domingo. A pesquisa realizou 3.008 entrevistas face a face em 183 municípios entre os dias 22 e 24 de outubro. O nível de confiança, segundo o Ipec, é de 95%.
Na pesquisa espontânea, quando os entrevistados não recebem a lista de candidatos previamente, Lula tem 48% das intenções de voto e Jair Bolsonaro 42%. São os mesmos números apontados pelo levantamento da semana anterior. Os votos em branco e nulo oscilaram de 6% para 5%.