O presidente da Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer), Carlos Roberto Ferreira Lopes, recebeu nesta quinta-feira, 27, a Medalha Epitácio Pessoa, a mais alta comenda da Assembleia Legislativa da Paraíba, proposta pelo deputado Jutay Meneses, do Republicanos. A entrega aconteceu no Plenário José Mariz, na sede do Poder Legislativo Estadual, em João Pessoa. “A homenagem é mais do que merecida. Carlos Lopes é um incansável defensor do pequeno produtor brasileiro, responsável não só por valorizar o trabalho das famílias mas também por buscar novas formas de incentivo e financiamento para o setor”, justificou Jutay.
De acordo com o deputado, na Paraíba a Conafer está atendendo a 180 municípios e desenvolve um importante serviço para os produtores rurais, principalmente dentro da agricultura familiar. “Por isso, nada mais justo do que homenagearmos o presidente da instituição com a Medalha Epitácio Pessoa pelos relevantes serviços prestados ao nosso Estado e ao nosso povo”, destacou Jutay. Carlos Roberto agradeceu a homenagem e disse que o reconhecimento do trabalho por meio da Medalha Epitácio Pessoa o orgulha e ressignifica para continuar a luta em defesa da agricultura familiar, da pesca, dos indígenas e dos quilombolas. “Aqui falo em nome de um povo que não se negou a ser indígena, quilombola, agricultor, nordestino, de ser brasileiro. É muita honra receber uma medalha que leva o nome de um homem que fez a diferença na vida das pessoas. O que eu posso dizer é que se faz honrado merecedor do que recebe. Aqui não tem Carlos Lopes, tem um povo que luta pelo que é de direito, é necessário”, destacou.
Com presença em todos os Estados brasileiros, a Conafer representa, incentiva e valoriza agricultores familiares, pescadores, pequenos empreendimentos rurais, quilombolas, indígenas, posseiros, ribeirinhos, assentados e acampados, garantindo dignidade e melhores condições de trabalho. De acordo com Jutay, um dos mais importantes programas da Conafer, o Mais Pecuária Brasil, pretende gerar uma verdadeira revolução e ganho de qualidade de rebanho bovino. Em parceria com o laboratório Alta Genetics, o programa vai doar 600 prenheres para os pequenos e médios pecuaristas de cada um dos municípios do Brasil, fornecendo uma equipe responsável pela inseminação e acompanhamento do animal. “Tudo isto sem nenhuma contrapartida financeira do município ou do pecuarista beneficiado. E destaco que já há municípios paraibanos contemplados neste e em vários outros programas da entidade”, sublinhou Jutay.