Nonato Guedes
O deputado federal Wilson Santiago (Republicanos-PB) que foi reeleito à Câmara afirmou que vai defender que o partido, a nível de Congresso, passe a integrar a base de apoio ao futuro governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), justificando que tal posição fortaleceria a pauta de reivindicações quanto a reformas prometidas pelo ex-candidato à Presidência da República, vitorioso no segundo turno, ontem. Pessoalmente, Santiago alinhou-se com a campanha de Lula nos dois turnos no Estado. Mas ele reconhece que a bancada federal, de diferentes Estados, ficou dividida, com parlamentares alinhados com o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), derrotado no pleito.
– Considero que a união é fundamental para que consigamos avançar nas conquistas em prol do desenvolvimento dos Estados e das regiões como o Nordeste – enfatizou ele. O parlamentar está integrado, na Paraíba, à liderança política do governador João Azevêdo (PSB), que venceu o pleito em segundo turno para se reeleger, derrotando o candidato do PSDB, deputado federal Pedro Cunha Lima. Para Santiago, o resultado alcançado pelo chefe do Executivo paraibano foi um reconhecimento ao trabalho que ele tem desenvolvido, apesar das dificuldades enfrentadas, com relação, por exemplo, à pandemia de covid-19. O deputado estadual Wilson Filho, que é líder do governo João Azevêdo na Assembleia Legislativa, acredita que o gestor está fortalecido para o segundo mandato, tendo em vista o apoio recebido do próprio Lula no segundo turno da campanha eleitoral.
Enquanto isso, o senador eleito Efraim Filho (União Brasil), que concorreu na chapa encabeçada por Pedro Cunha Lima (PSDB) ao governo divulgou mensagens, tanto ao tucano como ao governador reeleito João Azevêdo e ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. “Obrigado, Pedro, por lado a lado caminharmos pela Paraíba, semeando a esperança. A eleição para governador não veio ontem, mas você é um vencedor. Sai dessa disputa muito maior do que entrou, um gigante, que te projeta para desafios futuros e voos mais altos. Aprendemos muito nessa jornada desafiadora. Se pudesse voltar no tempo teria feito igual, escolhi melhor, um jovem íntegro e com vontade de fazer o certo”. Ao governador e ao presidente Lula, Efraim desejou “responsabilidade com os caminhos do Estado e do país”. Acentuou: “Foram decisões que reforçarão o nosso papel como senador eleito em defesa da Paraíba e do Brasil e irei honrar meu mandato com independência e coerência”.