O vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) terá reunião hoje com o ministro de Bolsonaro Ciro Nogueira, da Casa Civil, para discutir a formalização e o início do processo de transição de governo. O ex-governador de São Paulo será o coordenador da equipe de transição que representará o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Da reunião, marcada para a tarde no Palácio do Planalto, deverão participar também a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, e Aloízio Mercadante, que coordenou o programa de governo de Lula.
Ciro já havia afirmado que o processo seria formalizado hoje. Na terça-feira, o ministro declarou que o presidente Jair Bolsonaro (PL) autorizou o governo a iniciar a transição. Foi oferecido aos petistas um espaço no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília, para abrigar os trabalhos do gabinete temporário de transição. Lula tem direito a ter uma equipe com 50 integrantes. As nomeações dos chamados “Cargos Especiais de Transição Governamental” deverão ser feitas pelo ministro da Casa Civil e publicadas no Diário Oficial da União. O grupo coordenado pelo vice-presidente eleito será responsável por reunir informações sobre a situação do governo federal nas mais diversas áreas e preparar a aliança política de Lula para assumir o poder.
Além da reunião na Casa Civil, Alckmin também se encontrará com o relator-geral do Orçamento, o senador Marcelo Castro (MDB-PI), às 10h30. Congressistas da bancada do PT também participam, entre eles os deputados Rui Falcão (SP), José Guimarães (CE), Reginaldo Lopes (MG), Ênio Verri (PR) e Paulo Pimentel (TCU), além dos senadores Paulo Rocha (PT-PA), Jean Paul Prates (PT-RN) e Fabiano Contarato (PT-ES). Também por causa da transição, hoje, Ciro Nogueira terá reunião com o presidente do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas. O tribunal criou um comitê para acompanhar o processo de transição de governo de Bolsonaro para a gestão de Lula. Além de Dantas, o comitê é composto pelo paraibano Vital do Rêgo, relator das contas do presidente no ano de 2023, Jorge Oliveira, relator das contas em 2022 e Antonio Anastasia, responsável pelos processos relativos à Presidência no biênio 2021-2022.