Nonato Guedes
O deputado federal Gervásio Maia, presidente estadual do PSB, disse que vai conversar com o governador João Azevêdo para tratar da articulação visando emplacar a deputada estadual Pollyanna Dutra num cargo de de destaque da futura administração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Pollyanna foi candidata ao Senado nas últimas eleições, na chapa de João, ficando em segundo lugar, com uma votação expressiva, e na campanha defendeu com ênfase a candidatura do ex-presidente Lula. “Ela tem competência para estar em qualquer espaço, seja na gestão estadual ou federal”, afirmou Gervásio Maia, reeleito à Câmara, não descartando a hipótese de Pollyanna vir a ocupar um ministério.
Pollyanna Dutra foi prefeita da cidade de Pombal, no Sertão paraibano, no período em que Lula governou o Brasil, entre 2003 e 2011, e manteve uma relação de parceria positiva com o Planalto, tendo tido apoio para experiências exitosas no campo social que empreendeu na cidade. Ela teve a oportunidade de falar sobre essas experiências em evento internacional de repercussão, e ganhou elogios do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na campanha deste ano, Pollyanna entrou no páreo ao Senado faltando 45 dias para a eleição, quando Lula já havia anunciado apoio à candidatura do ex-governador Ricardo Coutinho (PT), que concorreu sob ameaça de inelegibilidade e ficou em terceiro lugar. O vitorioso nas urnas foi o deputado federal Efraim Filho, do União Brasil, ligado ao esquema político do presidente Jair Bolsonaro, embora o candidato oficial deste tenha sido Bruno Roberto, do PL, que teve votação ínfima.
A deputada Pollyanna Dutra, que já ocupou secretaria de Estado na gestão de Ricardo Coutinho e foi filiada ao Partido dos Trabalhadores, é uma entusiasta declarada de Lula e conseguiu encontrá-lo fora do Estado durante um evento político. Depois da eleição, ela já foi convidada pelo vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB), que comanda a transição, para participar das discussões de inúmeros grupos formados, que atuam em Brasília, para preparar alternativas de caráter imediato a serem utilizadas pelo governo Lula na tarefa de cumprir metas e objetivos que anunciou no palanque e no Guia Eleitoral. O deputado federal Gervásio Maia se diz otimista quanto às possibilidades de prestígio à Paraíba no governo Lula, lembrando que no governo de Jair Bolsonaro as portas de vários ministérios ficaram fechadas para o Estado.
Ao apoiar o governador João Azevêdo no segundo turno, Lula pediu ao chefe do Executivo paraibano que elaborasse pelo menos uma proposta de grande impacto, de interesse da Paraíba, para ser apoiada pelo futuro governo quanto à sua execução. Além do nome da deputada Pollyanna Dutra, há uma expectativa na Paraíba quanto à possibilidade de indicação do deputado federal Hugo Motta, do Republicanos, para um ministério na gestão Lula, caso o partido passe a fazer parte da base da terceira gestão do petista. O deputado estadual Adriano Galdino, presidente da Assembleia Legislativa e integrante do Republicanos, asseverou que há grandes chances de Hugo Motta vir a compor a equipe do futuro presidente da República. Quanto às chances de espaço no governo Lula para Ricardo Coutinho, são indefinidas, diante de problemas judiciais que ele enfrenta como consequência de processos levantados na recente campanha eleitoral.