O vice-presidente do Senado Federal, senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), representará a Paraíba e o Senado, compondo a comissão parlamentar que participará da Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COOP27), que acontece em Sharm el-Sheikh, no Egito, até o dia 18. A COOP27 também contará com a presença do presidente eleito da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
Segundo Veneziano, a COP27 tem uma importância fundamental, pois os representantes dos países participantes debatem sobre adaptação climática, mitigação dos gases do efeito estufa, impacto climático na questão financeira e colaboração para conter o aquecimento global. Também deve definir aspectos centrais para a implementação do Acordo de Paris e dar previsibilidade ao financiamento climático.
O senador paraibano participa do evento ao lado do presidente do Senado, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Veneziano disse que leva à COP27 dados relacionados ao Nordeste, como os impactos no desmatamento na Paraíba nos últimos anos, que servem de parâmetro da real situação da região. Ele lembra que em 2021 o desmatamento na Paraíba foi 147% superior ao registrado em 2020 e, com isso, o Estado teve o terceiro maior aumento do país, segundo dados do último Relatório Anual do Desmatamento no Brasil 2021 (RAD 2021).
O presidente Jair Bolsonaro não irá para a cúpula do ¨20, marcada para ocorrer na próxima semana na Indonésia. O gesto é inédito entre os presidentes brasileiros e marca um fim melancólico de seu governo, como informa o UOL. Ausente também da COP27, no Egito, Bolsonaro teria sido alertado por assessores de sua confiança de que não há agenda para ele no exterior e que o foco das atenções é mesmo o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Além de Bolsonaro, a única ausência confirmada é a de Vladimir Puttin, presidente da Rússia, e que seria alvo de duros constrangimentos se optasse por fazer a viagem até Bali.