O deputado federal Ruy Carneiro (PB) se reuniu com os parlamentares brasileiros João Carlos Barcelar, da Bahia, e José Airton, do Ceará, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP 27, que está acontecendo no Egito. Na ocasião, os congressistas reforçaram a importância da ampliação de discussões sobre clima e meio ambiente na Câmara Federal e endossaram a defesa para a realização de uma COP no Nordeste.
De acordo com Ruy, poderes públicos e sociedade precisam se unir para discutir ações práticas e urgentes relacionadas à Amazônia, preservação de rios e mananciais, além das energias renováveis. “Estamos retornando do Egito, onde participamos da Conferência Mundial do Clima. Todas as experiências e aprendizados vivenciados durante o evento valeram muito a pena. Precisamos trabalhar por um Brasil mais sustentável. Estaremos juntos no Congresso já a partir da próxima semana, lutando para colocar em prática ações e projetos em defesa do meio ambiente de forma mais contínua. Também vamos defender a realização de uma COP no Brasil e que ela aconteça no Nordeste”, argumentou.
O deputado federal José Airton destacou a visibilidade brasileira durante a conferência. “O Brasil está sendo um dos protagonistas no evento e deverá permanecer no foco das discussões. Nós queremos que nosso país contribua para a defesa do meio ambiente, redução dos gases, sobretudo em defesa dos povos originários e da sustentabilidade ambiental”, acrescentou. Já Barcelar chamou a atenção para urgência da temática e os riscos em relação à degradação ambiental. “A mutação climática é uma questão de vida ou morte. Ou combatemos o aquecimento global ou estaremos colocando em risco a vida da terra”, finalizou.