Nonato Guedes
O senador paraibano Veneziano Vital do Rêgo, do MDB da Paraíba, vice-presidente do Senado Federal, foi recebido no Egito, juntamente com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) durante a COP27, que trata do clima e do meio ambiente, pelo presidente eleito da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que cumpre intensa agenda no evento com reuniões com chefes de Estado de vários países. “O Presidente Lula nos recebeu aqui na COP27 para tratarmos sobre pautas diversas”, postou Veneziano em sua rede social, com foto que o mostra juntamente com Lula e com Rodrigo Pacheco.
Veneziano também visitou o stand brasileiro na COP 27, juntamente com outros parlamentares como os senadores Alexandre Giordano e Fabiano Contarato. O grupo, que conta ainda com a senadora Eliziane Gama, reuniu-se com o governador do Pará, Helder Barbalho, e do Mato Grosso, Mauro Mendes, integrantes do Consórcio Interestadual Amazônia Legal. “No encontro, discutimos assuntos de interesse dos Estados no que se refere à preservação do meio ambiente, ao desenvolvimento sustentável, e iniciativas que visem à captação de recursos que sustentem as iniciativas preservacionistas. Em comum, o desejo de que o Brasil retome o protagonismo internacional de nação desenvolvida protetora do meio ambiente”, escreveu o presidente do Senado em rede social.
Da Paraíba marcaram presença, ainda, nos debates no Egito, a senadora Daniella Ribeiro, do PSD, e o deputado federal Ruy Carneiro, do PSDB. O senador Veneziano Vital do Rêgo, que foi candidato a governador da Paraíba nas eleições deste ano em aliança com o PT, teve o apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no primeiro turno. No segundo turno, porém, decidiu apoiar a candidatura do deputado federal Pedro Cunha Lima, do PSDB, enquanto Lula declarou apoio à candidatura do governador João Azevêdo (PSB), que foi reeleito. Veneziano já declarou a “Os Guedes” que não cogita nem está sendo cogitado para ocupar um ministério no governo do presidente Lula a partir de 2023. Mas ressaltou que oferecerá valiosa colaboração ao governo de Lula no Senado Federal, conduzindo pautas e abordando temas que são de interesse prioritário da sociedade brasileira. O parlamentar tem reiterado que suas expectativas são as melhores possíveis com relação ao terceiro governo de Lula, a despeito da herança desastrosa que o governo de Jair Bolsonaro (PL) deverá deixar.