“É possível reverter essa situação que estamos vivendo em relação aos rios brasileiros. Quando eu vou a Portugal, digo que quero que os rios do Brasil sejam limpos, transparentes e com peixes e eu não vou parar até conseguir essa meta. Mas, para isso, a gente tem que tratar esgoto e isso é perfeitamente possível com ações mais eficientes e ecológicas”. Este foi um dos trechos do discurso da Professora Doutora Maria Cristina Basílio Crispim da Silva, nascida em Portugal, que na tarde de ontem recebeu da Assembleia Legislativa o título de Cidadã Paraibana.
A estudiosa e profissional, que é professora da Universidade Federal da Paraíba e desenvolve um importante trabalho na área da Biologia, foi agraciada com a Cidadania Paraibana graças à iniciativa do deputado estadual Jeová Campos, do PT, que não a conhecia pessoalmente mas era um admirador do seu trabalho. Ela é natural da cidade de Setúbal, Portugal. A Sessão Solene que marcou a entrega do título aconteceu no Plenário da Assembleia Legislativa. O deputado autor do projeto presidiu a Sessão e conduziu a cerimônia de entrega da honraria à professora, sendo auxiliado pelo seu assessor jurídico Hugo Moreira. Antes de começar a cerimônia, o parlamentar pediu aos presentes um minuto de silêncio em memória das vítimas da Covid, com especial deferência ao professor Luiz Carlos de Souza Júnior, também da UFPB, seu amigo e uma das vítimas da doença no ano passado.
Em agradecimento, a professora e pesquisadora disse que ficou feliz com o reconhecimento e fez uma ressalva à falta de recursos direcionados aos Estados. “Só lamento não conseguirmos mais financiamentos para levar ideias adiante. A falta de patrocínio é difícil e reduz as nossas possibilidades de adiantar mais a ciência”, ressaltou a homenageada, reiterando que é somente a partir de estudos, pesquisas e trabalho que é possível que as políticas públicas atinjam a sustentabilidade que todos desejam. No final, ela disse que já se sentia paraibana, mas que agora, com o título, isso ficou mais latente. A filha da professora, Diana Silva, que mora em Portugal, surpreendeu-a e aos demais presentes, participando da solenidade remotamente. “Conhecemos a sua luta, que é para buscar o melhor para todos, e mesmo com poucos recursos consegues resultados brilhantes. Estamos todos aqui muito orgulhosos de ti, você merece ser reconhecida por esse trabalho, que é muito importante”, frisou a filha da professora.