A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) concedeu, nesta quinta-feira (24), Título de Cidadania Paraibana ao jornalista Fernando Antônio de Freitas Patriota pelos relevantes serviços prestados ao Estado. A solenidade, proposta pelo deputado Raniery Paulino, aconteceu no Plenário da Casa de Epitácio Pessoa e contou com a presença de profissionais da imprensa, além de amigos e familiares do jornalista.
Nascido no município de Tabuleiro do Norte, no Ceará, Fernando Patriota veio com seus pais para morar na Paraíba em 1977. O deputado Raniery Paulino ressaltou que o jornalista possui vasta experiência no jornalismo paraibano e a homenagem prestada a ele pelo Poder Legislativo é também uma homenagem à imprensa do estado.
“Esta homenagem faz Justiça a um competente jornalista que escolheu a Paraíba para viver. Patriota prestou grandes e relevantes serviços à imprensa paraibana, especialmente, aos jornais O Momento, A União. Hoje está laborando no Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba. Então, pelos seus serviços de bem informar, como é a missão do jornalista, informar à população, trazer luz aos acontecimentos, sejam eles sociais, políticos ou esportivos. A Assembleia faz hoje uma justa homenagem”, afirmou o deputado Raniery Paulino.
O parlamentar lembrou que Fernando Patriota é filho do cantor, do poeta, violeiro e repentista Otacílio Batista (in memoriam) e, atualmente, promove o evento anual intitulado “Tributo a Otacílio Batista: A poesia vive, tendo sido premiado pelo Ministério da Cultura na edição Patativa do Assaré. “Otacílio Batista foi um grande representante da cultura nordestina, e aqui na Paraíba, marcou época. Fernando Patriota é o guardião da obra de Otacílio Batista, através do trabalho que realiza, divulgando a arte de seu pai”, observou Raniery.
Na Paraíba, Fernando Patriota atuou por diversos veículos da imprensa paraibana, a exemplo do Jornal O Norte, Contraponto, nos sites WSCom, PB Agora, Click PB, Rádio Tabajara, entre outros. Para o homenageado, tornar-se de fato e de direito um cidadão paraibano é motivo de muita satisfação.
“É uma grande honra e motivo de uma alegria muito grande. Agradeço ao deputado Raniery Paulino, que foi o autor desta propositura, e agradeço também a todos os parlamentares estaduais. Receber esse Título me traz muita satisfação. Sou natural do estado do Ceará. Moro na Paraíba desde 1977 e esse estado me abraçou, abraçou minha família. É uma honra, um prazer e uma grande satisfação receber este Título concedido pela Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba”, declarou o jornalista, acrescentando que casou com a paraibana Rita de Cássia Montenegro Menezes, com quem tem duas filhas (Cecília e Sophia) naturais deste estado.
Também estiveram presentes na solenidade o presidente da Associação Paraibana de Imprensa (API), Marcos Wéric; o presidente do Sindicato dos Jornalistas da Paraíba, Landi Seixas; o corregedor-geral de Justiça do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Fred Coutinho; e o chefe de gabinete da Casa Civil do Estado, Rafael Rabelo.