O deputado federal paraibano Ruy Carneiro pediu ao Ministério da Economia agilidade na suplementação de recursos para retomada da Operação Carro Pipa no Estado. A ação está suspensa desde o último dia 16 de novembro, por conta da falta de verbas destinadas para o programa. Ruy afirmou que também já havia solicitado um posicionamento da Secretaria Nacional de Defesa Civil.
“Estamos pedindo agilidade do Ministério da Economia nesse repasse de recursos para que a Operação Carro Pipa seja retomada o mais rápido possível. Milhares de paraibanos estão sofrendo por conta da suspensão do programa. O acesso à água é um direito básico e nós vamos seguir cobrando até que o trabalho seja retomado”, defendeu o parlamentar. De acordo com Ruy Carneiro, a Operação Carro Pipa atende mais de 272 mil pessoas em 159 cidades do Estado. A Junta de Execução Orçamentária informou que os recursos para a retomada do programa serão disponibilizados pelo Tesouro Nacional e deverão ser repassados para o Ministério do Desenvolvimento Regional na próxima semana.
Também a senadora Daniella Ribeiro (PSD) cobrou a volta da Operação Carro Pipa na Paraíba em pronunciamento na tribuna do Senado. A parlamentar lembrou que a operação, financiada pelo Exército Brasileiro, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Regional, leva água potável à população nordestina há mais de 20 anos. “Não é possível que agora os nordestinos sofram as consequências dessa falta de serviço. Já cortaram o abastecimento não só na Paraíba, mas também em outros Estados, a exemplo de Alagoas, Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte”, lamentou Daniella.
A parlamentar ressaltou a preocupação dos prefeitos das cidades que dependem desse serviço e assinalou que algumas cidades têm condições de manter o abastecimento de água para a população apenas por mais 15 dias. Advertiu: “A partir daí, a solução será um novo racionamento”. Mais uma vez, Daniella reafirmou o pedido com vistas a sensibilizar o governo federal para que possa trazer de volta aquilo que a população, no mínimo, poderia dizer que é o básico do básico, referindo-se à água. “Quero deixar aqui o meu registro de quem vai buscar não só a cobrança mas o acompanhamento para que essa situação possa ser resolvida”, finalizou.