O presidente do diretório estadual do Partido dos Trabalhadores, Jackson Macêdo, prevê uma “romaria” de militantes petistas e simpatizantes do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva a Brasília para assistir às cerimônias de sua posse no terceiro mandato como ocupante do Palácio do Planalto. Segundo Jackson, dezenas de ônibus e vans estão sendo fretados por militantes da agremiação na Paraíba para acompanhar o “momento histórico”. Jackson alegou não ter como dimensionar a quantidade de pessoas que vai, mas afirmou que tem sido procurado por sindicatos e outros grupos comunicando que estão preparando lotações para acompanhar a posse.
A mobilização se dá, também, na classe política, entre deputados eleitos pelo Partido dos Trabalhadores, como Luiz Couto (federal), Luciano Cartaxo (estadual) e Cida Ramos, reeleita à Assembleia Legislativa da Paraíba. Há petistas que, por questão de agenda, deverão prestigiar a solenidade de diplomação da chapa Luiz Inácio Lula da Silva-Geraldo Alckmin, que já foi fixada pelo Tribunal Superior Eleitoral para o dia 12 próximo, às 14h, no Distrito Federal. A data da diplomação foi, inclusive, antecipada. Parlamentares de outros partidos que integraram a coligação de apoio a Lula também marcarão presença nos eventos em Brasília, a exemplo do deputado federal Gervásio Maia, presidente estadual do PSB, e do senador Veneziano Vital do Rêgo, ex-candidato a governador nas eleições deste ano pelo MDB.
Para Jackson Macêdo, a investidura de Lula em um terceiro mandato na Presidência da República reveste-se de simbolismo especial porque significou a sua reabilitação política e moral depois de desgastantes processos que enfrentou e que envolveram a sua prisão, por 580 dias, na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba. Jackson destacou que Lula conseguiu reverter condenações que lhe haviam sido impostas por motivações políticas e dar a volta por cima. “A sua trajetória comove a sociedade brasileira e é respeitada mesmo pelos que tentaram alijá-lo da vida pública, sem êxito”, asseverou. O deputado Gervásio Maia, por sua vez, reiterou que “as expectativas são as melhores possíveis” quanto a ações do governo do presidente Lula em benefício da Paraíba e de outros estados da região. “O Nordeste, como se sabe, foi decisivo para o triunfo do ex-presidente nas urnas”, comentou.