O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado Adriano Galdino, ministrou palestra, ontem, n VII Seminário Gilson Carvalho sobre emendas parlamentares e alocação de recursos considerando prioridades regionais e macrorregionais de saúde. O evento, realizado pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba, aconteceu em Cabedelo e este ano teve como tema “O processo de Regionalização e Governança no SUS no Estado da Paraíba”. Na oportunidade, Adriano afirmou que o COSEMS se constitui em importante espaço político no processo de construção do Sistema Único de Saúde (SUS), na medida em que representa e defende interesses loco-regionais de saúde ocorrem pactuações e projetos em disputa e ganha legitimidade como força política capaz de agregação e representação do conjunto de todas as secretarias municipais de saúde nos 223 municípios do Estado.
O dirigente da ALPB também mencionou a importância da união e parcerias entre o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, a Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba e os municípios paraibanos, por meio do COSEMS-PB, para apoio e fortalecimento da gestão e atenção à saúde, bem como dos processos de pactuação e de qualificação da gestão do SUS na Paraíba. De acordo com a presidente do COSEMS-PB, Soraya Galdino, o Conselho vem realizando o Seminário Gilson Carvalho desde 2014 com o objetivo de buscar a qualificação da Gestão do SUS na Paraíba e proporcionar discussões técnicas e políticas sobre os avanços e desafios na Política de Saúde.
“O evento teve por objetivo qualificar os gestores municipais e desenvolver competências técnicas para fortalecer o processo de Regionalização e Governança no SUS no Estado da Paraíba”, pontuou Soraya Galdino.