O Congresso Nacional divulgou o roteiro da posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A cerimônia na sede do Legislativo é a primeira etapa da posse presidencial que será realizada no dia primeiro de janeiro de 2023 e que marcará o fim da Era Jair Bolsonaro no poder. Chefes de Estado e de Governo ficarão no Anexo 1 do Senado Federal, enquanto autoridades e convidados se reunirão no Salão Branco do Congresso Nacional, conhecido como Chapelaria. Lula e seu vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) sairão em cortejo da Catedral Metropolitana de Brasília às 14h30 em direção ao Congresso Nacional.
Segundo a futura primeira-dama Rosângela da Silva (Janja), o tradicional desfile em carro aberto será realizado. Coordenadora dos preparativos da posse, Janja afirmou que a expectativa é de que mais de 300 mil pessoas compareçam ao evento. Telões serão instalados para que o público acompanhe todas as cerimônias protocolares. A sessão solene da posse presidencial deve começar às 15h. Após a execução do Hino Nacional haverá leitura, bem como assinatura do Termo de Posse. Lula deverá se pronunciar após a assinatura, seguido pelo presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
Após a sessão, Lula e Alckmin se dirigirão para a área externa do Congresso Nacional, onde ocorrerá a cerimônia de honras militares. A previsão é de que às 16h20 o presidente saia do Congresso em direção ao Palácio do Planalto, onde subirá a rampa. Segundo Janja, a ideia é que a cerimônia do Planalto ocorra por volta das 17h para “aproveitar o pôr do sol”. Lá ele usará o Parlatório para fazer o seu pronunciamento. Encerrada a solenidade, começa o evento “Brasil do Futuro”, com shows de vários artistas em dois palcos batizados de Gal Costa e Elza Soares. Do Planalto, Lula e Alckmin irão para o Palácio do Itamaraty, onde ocorrerá uma solenidade a partir das 18h30 com os chefes de Estado e representantes de outros países.