O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) realiza nesta segunda-feira, 19, a diplomação do governador reeleito João Azevêdo (PSB), do vice Lucas Ribeiro (PP), do senador Efraim Filho (União Brasil) e dos vitoriosos nas eleições de 2022 para os cargos de deputado federal e deputado estadual. Também serão diplomados dois suplentes de senador, 24 suplentes de deputado federal e 72 suplentes de deputado estadual. O evento está programado para as 16h no Teatro Pedra do Reino, no Centro de Convenções em João Pessoa.
A diplomação é considerada a etapa final do processo eleitoral em que se confirmam as eleitas e os eleitos que cumpriram todas as formalidades previstas em lei com aptidão para tomarem posse. Os diplomas são assinados pela presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargadora Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti Maranhão, que destacou a lisura das eleições de 2022, bem como ressaltou o respeito à democracia por parte de eleitores e candidatos. O governador João Azevêdo foi reeleito em segundo turno com 52,51% dos votos, derrotando o candidato Pedro Cunha Lima, do PSDB. Ele obteve 1.221.904 sufrágios, contra 1.104.963 votos, ou 47,49% do seu oponente. Nas suas primeiras declarações, o chefe do Executivo agradeceu aos prefeitos que o apoiaram na rodada decisiva e mencionou, igualmente, o apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como fator relevante no resultado alcançado.
– Somos um governo municipalista (…) Essa vitória não foi minha, foi dos municípios que estiveram comigo – pontuou João Azevêdo em entrevista no comitê central da campanha em João Pessoa no calor da proclamação dos resultados pelo TRE. Embora tenha se mantido na liderança desde o primeiro turno em pesquisas de institutos como o Ipec, ex-Ibope, contratado pela TV Cabo Branco, afiliada da Rede Globo, João Azevêdo enfrentou confronto mais acirrado no segundo turno. Ainda assim, saiu vitorioso em pelo menos 170 cidades da Paraíba, tendo perdido na Grande João Pessoa e em Campina Grande. No segundo turno das eleições, dos 2.574.215 eleitores que compareceram às urnas, 2.404.455 foram considerados votos válidos. As urnas registraram 134.293 votos nulos, 35.467 em branco, enquanto 517.504 se abstiveram de votar. O candidato derrotado Pedro Cunha Lima registrou: “Agradeço aos paraibanos e paraibanas por todo o apoio e pela votação que tivemos. Desejo sorte e responsabilidade ao governador eleito. Continuaremos lutando por uma Paraíba de oportunidades. O mandato de Pedro na Câmara Federal se encerra no início de 2023. Ele entrou no páreo ao governo depois que o ex-prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, desistiu de concorrer. Romero foi eleito deputado federal pelo PSC.