Repercutiu nos meios políticos paraibanos a notícia da morte do ex-prefeito de João Pessoa, Oswaldo Trigueiro do Valle, aos 87 anos. O presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) George Coelho destacou, em nota, a trajetória de Oswaldo na atividade política e educacional. “Ele foi um homem público que se projetou como gestor e educador, deixando um legado que orgulhou muito a Paraíba”, afirmou.
Oswaldo foi o trigésimo sexto prefeito de João Pessoa, entre 1983 e 196, tendo ocupado, também, a secretaria de Administração do Estado nos governos de Tarcísio Burity e Clóvis Bezerra. Ele foi o último prefeito nomeado de João Pessoa, entre 1983 e 1986, no governo Wilson Braga, sendo sucedido por Antônio Carneiro Arnaud, que se elegeu pelo voto direto na campanha de 1985 tendo como vice Cabral Batista.
Nascido em Cruz do Espírito Santo, filho de Demétrio Bezerra do Vale e Anna Trigueiro do Vale, Oswaldo era bacharel em Direito pela Universidade Federal da Paraíba, instituição onde lecionou por quase trinta anos, com mestrado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro. Presidente do Instituto de Previdência do Estado da Paraíba ao longo do governo Pedro Gondim, ele foi professor da Universidade Federal de Pernambuco, pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e da Fundação Getúlio Vargas.
Ingressou no PSB em 1956 e militou no partido até o golpe militar de 1964, quando voltou-se apenas ao meio acadêmico, ocupando, também, cargos nas administrações estadual e municipal. Em 1986, foi eleito suplente de deputado federal, exercendo o mandato em razão de uma licença do titular. A Famup externou votos de pesar à família do ex-prefeito Oswaldo Trigueiro.