O que há bem pouco tempo parecia ser uma possibilidade distante dos usuários do SUS, no Município, agora é uma realidade, graças ao programa Saúde de Verdade. Nesta segunda-feira, 26, a Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou as primeiras cirurgias bariátricas executadas pelo sistema público de saúde municipal e realizadas na própria cidade.
Os procedimentos aconteceram no Hospital Municipal Dr. Edgley, no José Pinheiro, e foram realizados no novo centro cirúrgico da unidade hospitalar, construída pela gestão do prefeito Bruno Cunha Lima, este ano. As operações foram feitas por meio de videolaparoscopia.
As pacientes são Daiane Araújo Alves, de 40 anos; e Sônia Eliane Gonçalves, de 46 anos de idade. “Tudo começou com meu filho. Ele tinha três anos e fui deixa-lo na escola e ele disse: ‘Mãe, eu queria que você fosse igual às outras mães, eu queria poder te abraçar, juntar um dedinho no outro’. E isso me doeu muito e foi quando eu procurei a endocrinologista. Eu fiz muito exercício, mas não emagrecia, aí descobrimos a diabetes”, contou Sônia, emocionada.
Sônia iniciou o processo para realizar a cirurgia no mutirão de exames e consultas do programa Saúde de Verdade, no ginásio O Meninão, em maio deste ano. “A médica disse: ‘você quer fazer bariátrica?’ e eu disse que não tinha condições de pagar. Ela disse: ‘O SUS vai fazer aqui em Campina Grande’. E graças a Deus hoje estou aqui para fazer a minha cirurgia e realizar meu sonho de ficar curada da diabetes”, completou.
Daiane tem asma e chegou a 125 kg. “Foram vinte anos brigando com a balança. Na minha gestação, eu já estava com sobrepeso e comecei a emagrecer e engordar. Já tinha tentado em outros lugares como Recife e João Pessoa, mas não consegui. Da mesma forma de Sônia, eu não tinha condições de pagar. Já estava me atrapalhando no trabalho porque eu me sentia cansada. Fui pro mutirão também, fiz todos os exames lá, até chegar aqui. Me imagino vivendo bem, tendo qualidade de vida”, disse Daiane.
O diretor do hospital, médico André Vinícius, explica que há vários critérios para realizar a cirurgia, como índice de massa corporal, idade, doenças associadas, entre outros. “A obesidade e a síndrome metabólica são doenças que afetam muitas pessoas e a cirurgia bariátrica é um dos tratamentos que ajuda na qualidade de vida. Precisa ter indicação cirúrgica, passar por nutricionista, psicólogo, anestesista, outros profissionais que vão dar suporte durante o procedimento e após. É um projeto do Saúde de Verdade, estamos aqui atendendo toda a população e de portas abertas para todos os pacientes”, explicou.
Fluxo – Para ter acesso à cirurgia, os interessados devem passar por uma consulta com o médico clínico da Unidade Básica de Saúde, que vai encaminhar os pacientes para uma médica endocrinologista. Após a avaliação da endocrinologista, os pacientes são encaminhados para realizarem os exames pré-operatórios no Hospital Municipal Dr. Edgley.
Os procedimentos estão sendo realizados no centro cirúrgico inaugurado este ano, que tem quatro salas de cirurgia novas e um centro de especialidades com mais de 30 leitos de enfermaria e observação. No local são realizadas cirurgias gerais, ginecológicas, urológicas, pequenas cirurgias, procedimentos vasculares, cirurgias odontológicas, entre outros. Por dia são executadas até 15 operações.
Codecom