A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) chega ao final de 2022 sendo reconhecida nacionalmente pelas lutas protagonizadas em defesa do municipalismo, a exemplo da PEC 391/17 (PEC do 1%) que teve origem entre os prefeitos paraibanos em uma mobilização na Praça do Meio do Mundo e que garantiu o aumento dos repasses de tributos da União para as cidades brasileiras por meio do Fundo de Participação dos Municípios. Com 27 anos de atuação em defesa dos prefeitos e prefeitas e da população, a Famup reafirma o compromisso de continuar trabalhando em defesa dos municípios, segundo o presidente George Coelho.
“Chegamos ao final de mais um ano com muitas batalhas vencidas e com outras que levaremos para o próximo ano. Em 2022, a Federação completou 27 anos de atuação e, apesar de jovem, já é reconhecida nacionalmente pelos seus efeitos e suas posições em favor dos municípios. Temos muito o que comemorar, mas sem esquecer que a nossa luta não para, pois temos muito ainda a construir na busca de melhores condições para a nossa população que vive nas cidades. Quero agradecer a cada prefeita e cada prefeito pela parceria de sempre. Vamos juntos seguir a caminhada por dias cada vez melhores para nossa gente”, destacou George Coelho.
Ao longo da sua trajetória, a Famup tem garantido aos municípios paraibanos parcerias importantes na condução das administrações, com a realização de cursos de formação e capacitações voltadas à preservação do meio ambiente e geração de emprego e renda, como o Reciclo. Ela também encabeçou grandes lutas e vem tendo papel de destaque no enfrentamento à pandemia de covid-19. “A união e as parcerias feitas com o governo do Estado, governo federal, Tribunal de Contas, Ministério Público e com nossa bancada de deputados estaduais e federais, tem proporcionado muitos frutos positivos para o municipalismo. É assim que a Famup trabalha e vai continuar trabalhando para contribuir diretamente com as administrações municipais e com o povo da nossa Paraíba”, frisou George Coelho.
Este ano, a Famup também foi destaque na região Nordeste ao realizar em João Pessoa o Encontro Nordeste Unido pelo Desenvolvimento, que discutiu as potencialidades da região, as potencialidades turísticas da Paraíba, energia limpa e financiamento para as energis renováveis, além de novas tecnologias que auxiliam no dia a dia das gestões municipais.