O Cineclube O Homem de Areia exibe o primeiro filme de 2023, nesta quarta-feira (4), às 19h30, no auditório da Fundação Casa de José Américo (FCJA), na orla do Cabo Branco, em João Pessoa.
Será o japonês “Assunto de família” (2018), de Hirokazu Kore-Eda. Após a exibição, o longa-metragem será comentado pelo psicanalista Henry Krutzen, conselheiro do Cineclube.
Vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes 2018, “Assunto de família” apresenta um núcleo familiar pouco convencional, formado por pais, filhos, avó e uma garotinha que, depois de ser encontrada sozinha no apartamento vizinho, passando frio e necessidade, é levada para casa por membros da família – que depara com ela logo depois de um furto ao mercado local. Embora a família seja pobre e mal sobreviva com os pequenos crimes que comete, o lar depauperado é absolutamente caloroso, com uma harmonia doméstica cativante e orgânica.
Nesse longa, Kore-eda faz uma reflexão sobre o que é uma família, tema que já é habitual na carreira do cineasta, que já havia ganhado o Prêmio do Júri de Cannes com “Pais e filhos”, em 2013. O estilo do japonês tem fãs em todo o mundo todo – entre eles, Steven Spielberg, que comprou os direitos para uma possível versão americana de “Pais e filhos”.
A entrada para as sessões do Cineclube O Homem de Areia, que acontece sempre às primeiras quartas-feiras do mês, é gratuita.