O deputado estadual Branco Mendes, do Republicanos, considerou superadas as divergências com o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, do mesmo partido, e informou sua desistência de concorrer ao comando da Casa de Epitácio Pessoa no primeiro biênio, que vai se instalar em fevereiro de 2023. A atitude de Branco favorece a recondução de Adriano Galdino a mais um período, tendo em vista o apoio de grande número de deputados que ele tem recebido até agora. Branco Mendes havia se colocado como alternativa no páreo invocando a sua experiência no exercício de mandatos legislativos, mas disse ter feito uma reflexão que o levou a não ir à disputa.
Branco havia dito que seria candidato a presidente mesmo se tivesse apenas o seu voto no plenário da Assembleia Legislativa e chegou a criticar a forma como estava sendo articulada a recondução de Adriano Galdino, tendo advertido para o perigo do “continuísmo” em qualquer esfera de poder do Legislativo. Na nota divulgada nas últimas horas ele disse que sua amizade com o deputado Adriano Galdino nunca teve nenhum arranhão mais sério. “Sempre foi clara e sincera”. Confessou ter ficado abalado com alguns acontecimentos que permearam o processo no Legislativo, “não somente pelo desejo de coroar minha carreira política como presidente mas pela maneira como o conflito se desenrolou nas últimas semanas. No entanto, não existe nenhuma amizade perfeita”.
– Nós, humanos, cometemos diversos erros que nos afastam daqueles que mais gostamos. Porém, a verdadeira amizade é comprovada pela capacidade de superação das fases negativas. Adriano respeitou a minha decisão, silenciou, mandou mensagens através de interlocutores e me procurou para o diálogo. Conversamos, nos perdoamos, e decidimos reconstruir uma amizade consolidada há anos, pois quem está em paz não deseja guerra com ninguém – sublinhou Branco Mendes. O parlamentar disse ter atendido, também, a apelos de três filhas, “que são as coisas mais importantes da minha vida”. Contou que, “às vezes, é necessário dar um passo para trás para depois dar dois para a frente”. Ele agradeceu as manifestações recebidas e ressaltou que continuará seu trabalho parlamentar “de cabeça erguida” em defesa da Paraíba. Nos meios políticos, especula-se que Branco Mendes será contemplado com o cargo de corregedor da Mesa da Assembleia Legislativa para o biênio que começará a valer em fevereiro de 2023.