Nonato Guedes
Eleito deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores no pleito de 2022, o ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, admitiu que está à disposição da legenda para concorrer novamente à chefia do Executivo da Capital na disputa de 2024. Ele foi prefeito em duas oportunidades – e foi o primeiro a se eleger pelo PT em João Pessoa, tornando-a a única Capital nordestina administrada pela sigla. Isto ocorreu em 2012, quando Cartaxo foi beneficiário de uma dissidência no esquema do então governador Ricardo Coutinho, já no PSB, atraindo o apoio do então prefeito Luciano Agra (já falecido) e do jornalista Nonato Bandeira, que compôs a chapa como candidato a vice. Luciano, porém, deixou o PT agastado com as renúncias, a nível nacional, sobre o escândalo do mensalão.
Transitou por legendas como o PSD e o PV e conseguiu ser reconduzido à prefeitura derrotando candidata lançada pelo esquema de Ricardo Coutinho e outras candidaturas alternativas. Nas eleições de 2020, indicou uma concunhada, a ex-secretária de Educação, Edilma Freire, como candidata, mas ela não conseguiu sequer avançar para o segundo turno. Por essa época já repercutia nas urnas o “fenômeno” Nilvan Ferreira, que conseguiu chegar ao segundo turno, mas dando combate a Cícero Lucena (PP), que ensaiava o seu retorno depois de ter sido prefeito da Capital, também, por duas vezes, e de ter exercido o governo do Estado por dez meses. Cícero foi eleito no segundo turno, e prepara-se para disputar a reeleição no próximo ano com o apoio do governador João Azevêdo (PSB).
O presidente do diretório estadual do Partido dos Trabalhadores, Jackson Macêdo, ressalta que a vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para um terceiro mandato, que começou no primeiro dia do ano, está motivando o PT a investir em candidaturas a prefeitos de Capitais, não apenas na região Nordeste, onde a votação de Lula foi esmagadora, mas em outras regiões como o Sul e Sudeste. Ele acredita, inclusive, que o presidente Lula será o principal cabo eleitoral nas eleições municipais de 2024, embora o mandatário esteja concentrado, prioritariamente, na execução de metas do terceiro governo e, por outro lado, disponha de uma base política que congrega inúmeros partidos, a maioria à esquerda, mas também situados no arco do centro e da direita. Seja como for, o PT prepara-se para ter candidato próprio, auferindo os reflexos positivos da administração federal que está instalada em Brasília.
Nas eleições de 2020, o PT paraibano lançou à prefeitura de João Pessoa o ex-prefeito e ex-governador Ricardo Coutinho, que, no entanto, teve votação inexpressiva e não foi para o segundo turno. Ricardo disputou sob ameaça de inelegibilidade e com o acentuado desgaste da sua imagem, na esteira de denúncias e processos envolvendo a Operação Calvário, sobre desvio de recursos públicos na Saúde e na Educação do Estado durante a sua administração, conforme protocolado pelo Ministério Público. Nas eleições de 2022, Ricardo Coutinho tentou conquistar nas urnas a única vaga de senador que estava em jogo mas perdeu a parada para o deputado federal Efraim Filho, do União Brasil, e para a deputada estadual Pollyanna Dutra, do PSB, que ficou em segundo lugar. Ricardo continua sendo lembrado como opção para voltar à prefeitura pessoense, mas ultimamente anda ocupado, em Brasília, em gestões de bastidores para ocupar um cargo de destaque no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com quem tem amizade pessoal. É nesse vácuo que o deputado recém-eleito Luciano Cartaxo insinua-se à vaga.
De sua parte, o prefeito atual, Cícero Lucena (PP), considera que este ano já poderá assinalar o “deslanche administrativo” do seu novo período à frente da edilidade da Capital, não somente pelo apoio e parceria com o governo João Azevêdo, que foi reeleito, mas pela possibilidade de atração de investimentos e recursos federais, mediante emendas de bancada e até mesmo como consequência do diálogo que a terceira gestão de Lula promete empreender com os gestores de Capitais e de Estados. O prefeito Cícero Lucena tem, ainda, ligações com o vice-presidente Geraldo Alckmin, com quem partilhou espaços dentro do PSDB. No campo da direita bolsonarista, o nome do comunicador Nilvan Ferreira (PL) volta a frequentar a bolsa de apostas, bem como, em outra vertente, volta a ser agitado o nome do deputado federal Ruy Carneiro, que nas eleições de 2020 ficou em terceiro lugar no páreo pela prefeitura da Capital paraibana. Há perspectiva de novidades, à esquerda e à direita, mas dentro do Partido dos Trabalhadores o nome do ex-prefeito Luciano Cartaxo tem chances de vir a se consolidar, com o apoio declarado do próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A conferir!
Com certeza será o melhor caminho pra cuidar de nossa capital novamente 🙏🏼