A Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (Abracrim), presidida pelo advogado paraibano Sheyner Asfora, emitiu nota repudiando os atos de violência e vandalismo que culminaram com a invasão e depredação do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e da sede do Supremo Tribunal Federal, ontem, dia 8. O dirigente da entidade afirmou que atos como esses precisam ser contidos, pois enfraquecem a democracia, colocam a população em risco e fortalecem a barbárie. “É preciso que a paz, o respeito e a harmonia voltem a imperar em nossa nação. É preciso e é dever, obrigação e responsabilidade de todos a fiel observância ao que emana da Constituição Federal”, pontua a nota da entidade.
Na íntegra, a nota da Abracrim: “A Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas, entidade que preza e defende o Estado de Direito Democrático, as instituições judiciárias e a democracia, diante das últimas ocorrências de invasões e de vandalismo verificadas na capital federal, vem a público através da sua diretoria nacional e presidências estaduais repudiar todos os atos de violência que ocasionam danos nas sedes das instituições da República.
A Abracrim, de forma neutra e independente de posição ideológica e política, se posiciona contra a violência e o vandalismo e espera que todos os responsáveis sejam identificados, processados e punidos na forma da lei. É inadmissível que em plena democracia o Brasli esteja sendo atacado e suas instituições estejam sendo aviltadas. É preciso mais consciência cívica. É preciso que a paz, o respeito e a harmonia voltem a imperar em nossa nação. É preciso e é dever, obrigação e responsabilidade de todos a fiel observância ao que emana da Constituição Federal”.