Nonato Guedes
Falando de Brasília, onde ainda se encontrava até pouco depois do meio dia de hoje, o governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), declarou à rádio Arapuan que “é chocante” o cenário de destruição na Capital Federal em virtude da invasão de prédios públicos na Praça dos Três Poderes por manifestantes apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Azevêdo citou ter participado, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e de outros governadores, da caminhada, na noite de ontem, até o Supremo Tribunal Federal, que foi depredado por manifestantes e também ao Congresso Nacional, alvo da invasão de terroristas bolsonaristas. Conforme o governador, o cenário de destruição reforça a luta dos movimentos democráticos contra ações extremistas que têm sido convocadas desde a derrota do ex-presidente Bolsonaro.
Azevêdo, que agendou para hoje mesmo seu retorno à Paraíba e teve a oportunidade de estar com ministros do governo federal, considera que foi restabelecida a relação republicana da União com os Estados. Na condição de presidente do Consórcio Nordeste, ele informou que vai preparar, juntamente com os demas colegas governadores, a pauta de assuntos e reivindicações de cada Estado para a reunião que será mantida com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no próximo dia 27. Na audiência de ontem com o presidente, o governador paraibano pôde discutir alguns temas referentes à Paraíba e mesmo ao Nordeste e também apresentou aos integrantes o novo governo um balanço de suas realizações empreendidas no primeiro mandato.
Reeleito nas urnas em 2022, João Azevêdo indicou sugestões para a continuidade de alguns programas que considera essenciais para o Estado da Paraíba e que, conforme revelou, tiveram acolhida junto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. João acredita que a reunião do dia 27 será extremamente produtiva para a discussão de uma Agenda em prol do Nordeste, atendendo-se a um compromisso assumido na campanha pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.