O deputado federal Ruy Carneiro alegou que está havendo falta de compromisso da prefeitura de João Pessoa com o pagamento do piso nacional da enfermagem. Citou supostas declarações do secretário de Saúde da Capital, Luís Ferreira, de que a gestão não tem previsão para implantar o reajuste ao segmento profissional. “É lamentável que depois de tantos avanços e de tempo para planejar, a prefeitura de João Pessoa não consiga implantar o pagamento do piso para a categoria. A gestão possui um orçamento de mais de 3 bilhões para este ano e esse desprezo com a enfermagem só comprova a péssima condução administrativa do município”, pontuou Ruy.
O parlamentar ainda ressaltou que essa postura é apenas mais um reflexo do desastre administrativo que a seu ver estaria instalado na secretaria de Saúde de João Pessoa. “A gestão que não consegue garantir o funcionamento dos serviços básicos para a população dificilmente iria honrar o compromisso com a enfermagem. Faltam médicos, remédios e equipamentos nas unidades de saúde. As estruturas são precárias em dezenas de PSF e muitos deles estão fechados há meses. Tudo isso coloca em risco a vida da população pessoense e reflete diretamente no trabalho dos profissionais de saúde”, finalizou.
A lei que garante o pagamento do piso nacional da enfermagem está suspensa provisoriamente pelo Supremo Tribunal Federal. Representantes do governo federal e do Congresso Nacional devem se reunir nos próximos dias para atender à solicitação do ministro Luís Roberto Barroso e garantir a efetividade da PEC que assegura a implantação do benefício nos Estados, União, Distrito Federal, Municípios e hospitais filantrópicos.